.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividades sobre a história de campo Grande/MS (Para 1° á 5° ano)



  1. Com que meio de transporte José Antônio Pereira trouxe sua família para Campo Grande?Circule e Pinte:
 
 


  1. Como foi feita a Primeira Igreja Rustica, fruto da promessa de José Antônio Pereira, Circule a resposta correta:

a) Alvenaria – Tijolos e cimento
b) Pau à Pique – Ripas de paus nas verticais e horizontais cobertas com Barro
c) Madeira – madeira e pregos

  1. Marque V nas respostas Verdadeiras e F nas frases falsas:

a)
José Antônio Pereira veio para Campo Grande porque existia terras férteis para lavoura e criação de gado no então chamado Campo de Vacarias.
b)
Quando José Antônio Pereira chegou com a família ele acampou nas terras onduladas da Serra de Maracaju, na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje Horto Florestal.
c)
José antônio Pereira veio do Rio Grande do Sul montado em cavalos para fazer guerra aqui.
d)
Os córregos Prosa e Segredo receberam esse nome porque quando as moças iam lavar roupas ficavam na beira rio trocando segredinhos e conversando sobre tudo.
e)
No final do ano de 1877, José Antônio cumpre sua promessa e termina a primeira igrejinha rústica de pau-a-pique com telhas de barro.
f)
Na parte central da rua velha, na casa de comércio e farmácia, propriedade de Joaquim Vieira de Almeida reunia-se as pessoas graúdas da comunidade para conversar sobre a emancipação.
g)
José Antônio Pereira não é o verdadeiro fundador de Campo Grande.

  1. Que dia nós comemoramos o Aniversário de Campo Grande/MS, dia em que o governo estadual assina a resolução de emancipação da vila, elevando-a a município?
______________________________________________________________________________

  1. Quantos anos nossa linda Cidade de Campo Grande completou em 2012? _________ anos

  1. Complete a frase segundo aquilo que está no texto sobre a história de Campo Grande:
Graça a seu solo avermelhado e seu clima tropical, a cidade é carinhosamente chamada de _______________________________________, possui uma boa estrutura, com ampla rede _____________________, bons restaurantes com variados ________________________________
É por Campo Grande que começa toda ____________________________________________ dos que se propõem a conhecer o ________________________________ .

  1. No início dos anos 60, Campo Grande começa seu desenvolvimento na área da Educação, recebendo grandes faculdades que estão conosco até hoje, pesquise no texto e responda:

a) A Instituição de ensino Superior, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, conhecidas por sua sigla FUCMAT, foi transformada em _________________________________________________________________

b) A Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), com um de seus campi instalado em Campo Grande, onde se concentram cursos nas áreas de saúde e ciências exatas e tecnológicas. Depois da divisão do Estado, ela se federaliza, tornando-se a ______________________________________________________________________
c) Nos anos 70, criou-se o Centro de Ensino Superior “Professor Plínio Mendes dos Santos” (Cesup), antecessor da ________________________________________________________________________________________

d) Depois, já na década de 90, surgem a Sociedade Ensino e informática Campo Grande (Seic) e as __________________________________________________________________________________________ .

  1. Pinte o quadradinho do que é Ponto turístico de Campo Grande MS, Leia e Responda:
Camelódromo
Praça da Sé
Morada do Baís – Lídia Baís
Praça das Araras
Corcovado do Rio de Janeiro
Praça Ary Coelho
Museu José Antônio Pereira
Museu do Ipiranga
Monumento do Carro de Boi
Parque do Ibirapuera
Casa do Artesão
Cristo Redentor
Feira Central - Feirona

  1. Existem várias homenagens feitas à José Antônio Pereira espalhadas na cidade, Coloque o número ao lado da figura segundo a característica de cada homenagem:

1 .Homenagem da Colônia Libanêsa, ao Fundador de Campo Grande. Localizado no canteiro central da Avenida Afonso Pena, esquina com a Avenida Calógeras.

2. Em homenagem aos fundadores de Campo Grande. Inaugurado em 26-08-1933 pelo Prefeito Ytrio Corrêa da Costa, projetado pelo engenheiro Newton Cavalcante. Situado no cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e Rua José Antônio Pereira.

3. Construída na gestão do Prefeito Juvêncio César da Fonseca. Situada na confluência dos córregos "Prosa" e "Segredo", local onde José Antônio Pereira levantou o primeiro rancho, entre as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel.

4. Avenida Guaicurus, S/N (CEP: 79071-000) - Bairro: Jardim MONTE ALEGRE.

5. Localizada à Rua Vacaria, 257 - Bairro Taveirópolis.

6. Trecho da Rua José Antônio Pereira à altura do cruzamento com a Avenida Afonso Pena. À esquerda: visão ao norte do Obelisco. À direita: visão à partir do sul.

7. Avenida Afonso Pena 2240

8. Patrono da primeira turma de formandos do Colégio Militar de Campo Grande
1997

9. A Coroa Mural, na parte superior, classifica a cidade na segunda grandeza, isto é, sede de Comarca. A águia simboliza poder, prosperidade e altruísmo. O berrante, sob suas garras, lembra a pecuária, umas das principais atividades econômicas da região. As faixas onduladas abaixo da águia representam os córregos Prosa e Segredo. Na parte de baixo desdobra-se uma faixa, em cujas extremidades estão realçados os anos: 1872 (Fundação do Arraial) e 1899 (elevação à categoria de Município).













0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas