.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cordel: Sou a Leitura e a Escrita

Sou a Leitura e Escrita

Vou contar para vocês 
Uma dura realidade 
Da leitura e escrita 
Presente na sociedade
Que por muitos tem valores
E por outros valem nada
Estamos chegando nesta cidade
Procurando lugar para ficar
Pois viemos de tão longe
Lá tinha algo a nos atrapalhar 
A preguiça é infeliz 
Não ficamos onde ela está

De onde viemos é muito triste
Pra vocês podemos falar 
Fomos expulsos daquela escola
Onde muitos não querem estudar
A preguiça tomou conta 
Dos alunos daquele lugar

Veja só o que aconteceu 
Num dia deprimido e nublado 
Estava um vento tão forte
Deixando livros revirados
Os alunos saíram vibrando
Do fenômeno inusitado.

Outro dia foi muito pior 
Estavam todos sem esperar 
Quando entra um cidadão
Aqui não quero mais estudar
Estou de mal com os livros 
Eu quero mesmo é malandrear

Coitado desse cidadão
Que não quer o mundo enxergar
Vai ser manipulado por outros
E muitas vezes se chatear
Por não gostar de ler e escrever
Não se sabe que decisão vai tomar.

Nesse meio ameaçador
De tanta nebulosidade
De vidas tão obscuras
Sem enxergar a verdade
Fomos deprimindo aos poucos
De tanta ingenuidade

Mas não desistimos de tudo
Fomos bastante persistentes
Queria ver algo mudar
No meio daquela gente
Tornando-os leitores brilhantes
E quem sabe até atraentes.

Saímos daquele local 
E percorremos a cidade 
Com a literatura em minha casa
Enfrentando dificuldades
Pensando ser bem recebidos
Por todos da comunidade.

Chegando a uma casa 
Sai da cozinha um senhor
Com o rosto abatido
Não sei se era de dor
Quando falamos do nosso trabalho
Ele nos chamou de doutor

Estava muito acomodado 
E sentou-se num sofá
Com a preguiça que estava
Não teve paciência de escutar
E bastante desinteressado
Que nem soube interpretar.

Sabemos que era preguiça
Pela sua acomodação
E alguém já ter nos falado
Daquela situação
Vivida pelo senhor
Sem nenhuma explicação.

Veio com um palavreado
E não soube bem explicar
Porque não gostava de ler
E muito menos bem falar
Depois puxou uma arma
Querendo até nos matar

Alguém contou-nos uma história
Que com ele aconteceu
Foi tomar um remédio
Veja só o que sucedeu
Era só sete mil
E um copo todo ele bebeu

Tudo isso aconteceu
Porque ele era mesmo um preguiçoso
Por não tá bem informado
Ficou muito nervoso
Tomou o medicamento sem ler a bula
E ficou defeituoso

Mas naquela redondeza
Não houve alfabetização
Muitos aprenderam a ler
Com muita força e empurrão
E por isso são acomodados 
Com essa tal situação.

O senhor daquele remédio 
Foi aquele mesmo cidadão
Que um dia chegou à escola 
Dizendo não estudar mais não
E hoje recebe a conseqüência
De seus atos e omissão.

Mas não para por aí
Essa nossa preocupação
Damos continuidade
Com essa dura missão
De incentivar ler e escrever 
Toda aquela população.

Aquela comunidade 
Era mesmo intransigente
Nunca facilitava
O trabalho da gente
Complicava em tudo um pouco
Se achando transparente.

Um dia ficamos cansados.
Paramos em um lugar
E começamos a refletir 
Que destino iria tomar
Ficando por nós decidido
De mais um dia enfrentar.

Numa segunda- feira então
Recomeçamos nossa jornada
E mais um caso complicado 
Encontramos no meio da estrada
Duas jovens conversando
Estavam muito drogadas

Nossos corações bateram mais forte
Ao encontrar aquelas meninas
Quisemos saber de sua origem
Disseram que era de Minas
Uma disse: Meu nome é jaci
E a outra se chama Josefina.

Vou dizer para vocês 
O que estamos fazendo agora
Fugimos da nossa casa
Uma terra de outrora
Onde só pensam no estudo
Engajados na história

Nossos pais são acolhedores 
E uma boa educação quis nos dar
Mas como experimentamos a droga
Não quisemos com eles partilhar
E viemos param aqui 
Onde ninguém gosta de estudar.

Sei que estão preocupados
Porque não sabe do nosso destino
Mas vamos dar um tempinho aqui
Até ver nosso arruíno
E quem sabe no futuro
Voltar ao nosso ensino.

Falamos para elas
A importância da leitura
E tudo que queriam 
Estavam nas suas alturas
O mundo está avançado
Ajudava na sua cultura

Elas nos responderam
A vida que tinham era amada
E que fizéssemos o favor
De deixá-las naquela estrada
E se nós o insistíssemos
Seríamos atropeladas.

Como é triste ver tudo isso
E nada poder fazer
Estão presas em uma caverna
Não quer ler e nem escrever
Não enxergam o caminho
Que o futuro pode trazer

Depois dessa cena
Ficamos desmotivadas
Percebemos o quanto era difícil
Seguir na caminhada
De fazê-los todos enxergar 
O rumo daquela estrada.

Chegando ao fim de semana
Com toda essa labuta
Percorremos toda a cidade
Algumas pessoas tinham conduta
Mas não foi o suficiente
Para prosseguir nossa luta

Veio então uma ideia
De dar um ponto final ali
Mas como o mundo depende de nós
Pensamos vir para aqui
E sermos bem acolhidas
Para doar-lhes e servir.

Hoje estamos aqui 
Apresentando a nossa história
De uma vida sofrida
Dessa grande trajetória
Vivida dia a dia
Por este mundão afora.

O mundo agora se abre 
Dando asas à imaginação
Aprimorando nosso conhecimento
Dessa nova evolução
Desempenhando nosso papel
De uma boa educação

A leitura inova o ser
E amplia os horizontes 
Trespassa lentamente
Igual as águas da fonte
Infiltrando em nossa mente
Metas mais importantes.

Termino esse cordel 
Com amor e alegria
De encontrar o caminho
Da história e geografia
Português e matemática
Que são raios do nosso dia.

Como tantas outras disciplinas
Que também são nossas companheiras
E enfeitam o nosso jardim
Como se fosse uma roseira
Alegrando nosso caminho
Tirando-nos da cegueira.

Faço um apelo a vocês
Que não sejam desinteressados
Que deem valores aos livros
E se tornem bem letrados
Conquistando os seus sonhos 
Nas condições de bons mestrados.


de Ivanete Ribeiro
São Félix do Coribe - BA


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Curso de Chocotone Trufado

Para Meninas, Meninos e Crianças...
Para você!

Estarei ensinando como preparar uma Massa  macia, com casquinha crocante...
Você irá participar trufando o seu Chocotone e ainda escolhe o Recheio.
Teremos: Trufa de Beijinho, Trufa de Brigadeiro, Trufa Tradicional e Mousse de Maracujá.

Oficina de Volta ás Aulas 2012

Meninas estarei ministrando uma Oficina em Janeiro sobre Decoração de Sala de Aula, Você está convidada...
Teremos Sorteios de Brindes
Promoção: a cada pessoa que fizer a inscrição indicada por você, Você ganha desconto de R$3,00.

Vamos aprimorar nossos conhecimentos e você leva sua apostila e as peças que fizer.



domingo, 4 de dezembro de 2011

Aluno: ___________________ Série: _________ 
Professora_________________ Data: ___/___/___

Aquarela

Autores: Toquinho e Vinicius de Moraes

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul
Vou com ela viajando Havaí ,Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela brando navegando é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo

Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega ao muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela
Que um dia enfim Descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)

Maravilhosa essa canção de Toquinho, Agora vamos interpretá-la:

1.      Qual o nome do poema musical que você acabou de conhecer?
________________________________________
2.      Quais os nomes dos autores e compositores do poema musical Aquarela?
________________________________________________________________________________

3.      O que significa Aquarela segundo a explicação de sua Professora?
________________________________________________________________________________________________________________________

4.      Cite três tipos de desenhos que Toquinho e Vinicius de Moraes escreveram no Poema musical Aquarela que mais te chamaram atenção: _____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________

5.      Qual a cor do lindo avião que surge entre as nuvens? _____________________________

6.      Como Toquinho e Vinicius descrevem no poema para se fazer o mundo?
________________________________________________________________________________

7.      Comente o que você entendeu desse trecho do Poema Musical Aquarela: “Um menino caminha e caminhando chega ao muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está...”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.      Podemos tirar uma lição para nossa vida nessa parte de Aquarela “Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá, O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar, Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela... Que um dia enfim Descolorirá...” O que você entende?
_______________________________________________________________________________________________________________

9.      Escreva com suas palavras o que achou do Poema Musical “Aquarela”:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Escolha a parte do Porma que você mais gostou e faça a ilustração nesse espaço:

Atividades de Português - Palavras com R, RR, S ou SS

Professora: _____________      Data _____ / ____ / ____.

  1. Complete as Palavras com R, RR, S ou SS na forma correta.

____ apo                    ____ádio                 Ba_____ iga        

____ ereia                  Ma_____a              Va_____oura        

_____osa                   Ca_____o                ____elógio  
          
Maca____ão              Cami____eta            Natu___eza          

____ei                        Ga______a                 Cami____a           

Te____ouro                Ga______afa            Gira_____ol

Se_____ote                 ____ ato                   ____odear

Bu______o                  ___emana               To______e

_____alada                 Ja______a                 ____uco

Mo____o                    Mu___ica                 Fe_____o

A______a                   Ca_____a                 Ga______a

____oseira                  Go______o            Beze_____o   

Você é capaz de realizar muito mais do que você pensa!

Atividades de Português - Sobre Bola de Gude






Atividades de Português -1° e 2° ano

Essa atividade eu tirei de algum blog, que não me lembro, pois eu utilizei para fazer uma prova no 2° Bimestre e estou postando só agora.

Bom de ser menino

Valéria Belém


O foguete me leva ao céu
Eu quase toco em Marte
Depois vejo o mundo passar
Girando, girando, bem forte.
Cavalgo meu veloz alazão
Sua crina ao sabor do vento
Sou princesa num castelo de areia
Sou índio “pequeno-rio-que-desce-lento”!
Já é hora de subir no trem
Viajar ouvindo “Piauí”
Balançando no traque-traque dos trilhos
Quero ficar mais aqui...
Nas ondas escorrego
Uma, duas, três, sem parar
Dá um frio na barriga
Mas continuo a brincar.
Foguete, gira-gira, carrossel
Trenzinho, tobogã, castelinho
Nesta mágica vida de menino
Para que ir embora do parquinho?

2) Interpretando o texto.

Assinale as afirmativas corretas.
a) O texto se refere a um momento...

( ) num circo
( ) numa roça
( ) num parque

b) Pelo texto podemos entender que o pensamento e a imaginação são mágicos, pois:

( ) pode-se imaginar a vida em outro lugar.
( ) pode-se ver só com o pensamento.
( ) pode-se fazer o pensamento virar realidade.

3) Observe algumas palavras do texto.
foguete – céu – Marte – vento – areia – rio – ondas – frio

a) Coloque-as em ordem alfabética.

_________________________________________________________________

d) Agora classifique todas as palavras de acordo com o número de sílabas que elas possuem. Escreva-as , separando as sílabas.

Monossílaba
 Dissílaba 
Trissílaba 
Polissílaba
4) Complete: 
Substantivo              Aumentativo

Foguete 
Vento 
Castelo 
Barriga 
Menino
Índio 
5) Copie do texto todas as palavras no diminutivo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva ( F ) se a palavra for Feminina ou ( M ) se a palavra for Masculina.

( ) foguete ( ) mundo ( ) vento ( ) areia ( ) princesa 

( ) castelo ( )índio ( ) barriga ( ) menino ( ) mágica

7) Passe para o plural:

a) cavalo veloz _______________________________________

b) céu azul _________________________________________

c) princesa bonita ____________________________________

d) onda gigante ______________________________________

1. Leia com muita atenção o texto abaixo: 


A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:

— A senhora está levando uma galinha na cesta?Amélia pensou, pensou e respondeu:

— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.

O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:

— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.

— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!

Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:

— Cocorocó!...

— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!

O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.

(Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular)



.Responda:

a) Qual o nome do personagem principal?______________________

b) Qual a profissão do outro personagem?______________________

c) Numere os parágrafos. Quantos parágrafos têm esse texto?______

d) Onde se passa a história?_________________________________

2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:

a) A velhinha é esperta.______________________________________

b) O cobrador teimou._______________________________________

c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.______________________

__________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:

a) barulho: _____________ b) desço: ______________

c) satisfeito: ______________ d) concordo: ____________________ 

4. Escreva as frases no plural:

a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.

_____________________________________________________

b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.

_____________________________________________________

c)A molecada joga bola na quadra do colégio.

_____________________________________________________

5)Escreva uma frase com as seguintes palavras:

Circo- palhaço- espetáculo- pessoas-__________________________________________________________________________________________________________________

6)Escreva o feminino de ou masculino de:

a) velhinha: ___________________ b) cobrador: _________________

c) senhora: __________________ d) galinha: _________________

7) Escreva um adjetivo para cada substantivo completando as frases abaixo:

a) Amélia é uma senhora ______________________.

b) O cobrador é um homem _______________________.

c) A senhora entrou no ônibus ________________________.

d) A galinha estava ______________________.

Atividade de Português - Interpretação de Texto


É BOM SER CRIANÇA


Cantor e compositor: Toquinho

 

É bom ser criança, 
Ter de toda a atenção. 
Da mamãe carinho, 
Do papai a proteção.
É tão bom se divertir 
E não ter que trabalhar. 
Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança, 
Isso às vezes nos convém. 
Nós temos direitos 
Que gente grande não tem. 
Só brincar, brincar, brincar, 
Sem pensar no boletim.
Bem que isso podia nunca mais ter fim.
É bom ser criança 
E não ter que se preocupar 
Com a conta no banco 
Nem com filhos pra criar.
É tão bom não ter que ter 
Prestações pra se pagar. 
Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança, 
Ter amigos de montão.
Fazer cross saltando, 
Tirando as rodas do chão. 
Soltar pipas lá no céu, 
Deslizar sobre patins. 
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

Agora que você já leu o poema musical de toquinho, Responda:

  1. Segundo a canção É BOM SER CRIANÇA de Toquinho, Porque é bom ser criança?
_______________________________________________________________________________________________________________________________ .

  1. Quais os Direitos que as crianças tem que gente grande não tem?
_________________________________________________________________________________________________________________________________ .

  1. Com o que as crianças não têm que se preocupar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

  1. Cite três tipos de brincadeiras que Toquinho disse no texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .


5. Desenhe a Brincadeira que você mais gosta das três citadas por Toquinho no Poema Musical: É BOM SER CRIANÇA.

Atividades de Ciências - 1° ano

Atividades sobre a a Natureza e os recursos Naturais

1. Quando você olha á sua volta, pode observar tanto os elementos naturais como os que foram construídos pelas pessoas. Desenhe:
a)Um Ambiente construído pelo Ser Humano.
b)Um Ambiente Natural 

2. Descubra no caça palavras alguns Recursos Naturais:
ÁGUA         SOLO         AR           SOL
W X  Z F N Y U A V
Q  Á G U A C N R  B
G M  J  S  O L O T  X
T  Y  G O V T M  I  H
P KV B L  J  Z U M R




3. Escreva alguns lugares onde a água é encontrada na natureza:
___________________________________________________________________________________________________________

4. Qual é a Melhor água para Beber? ________________________________________________________

5. O Sol é uma Estrela e ele parece ser muito maior e mais brilhante do que todas as outras estrelas que, á noite, enxergamos no céu. Você sabe explicar por quê? Escreva.
_________________________________________________________________________________________________________

6. O que é o que é, cai em Pé e corre deitada? ______________________________________________

7. O que é o que é, É uma Estrela e sem ela todas as pessoas, os animais e as plantas morreriam sem seu calor? ______________________________________________________

"O passado serve para mostrar as nossas falhas
e nos dar indicações para o progresso do futuro ". 
Henry Ford

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas