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quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Atividades com Números e Fração Decimal

1. Escreva como lemos os números decimais:
a)   0,02 =
b)1,601 =
c)   9 =
d)      9, 69 =
e)   2, 89 =
f)   7, 999 =
g)5,4 =
h)4, 1 =
i)  0,999 =
j)  123, 5 =
k)52, 85
l)  989,2 =
m)    58, 123 =
n)0,5 =
o)82, 09 =
p)9, 999 =
2. Escreva os números acima no quadro valor de lugar:
Parte Inteira
Virgula
Parte Decimal
Centenas
Dezenas
Unidades
,
Décimos
Centésimos
Milésimos









































































































3. Escreva a leitura e a representação decimal de cada fração:
a)   6  = ______________________________________________           ___________________
    10
b)5 = ______________________________________________            ___________________
   100
c)  28 = ______________________________________________            ___________________
   100
d)     36 = _____________________________________________            ___________________
    1000
e) 172 = ______________________________________________            ___________________
   1000
f)  135 = _____________________________________________             ___________________
    100
g)28 = ______________________________________________           ___________________
      10
h)257 = _____________________________________________           ___________________
     1000
i)  1620 = _____________________________________________            ___________________
   1000
j)  96 = _______________________________________________            ___________________
   100
4. Escreva a leitura e a representação fracionária de cada número decimal:
a)   0,45 =________________________________________________              _________
b)  7,62 =________________________________________________              _________
c)   5,86 =________________________________________________              _________
d)  4,4 =________________________________________________                _________
e)   0,093 =________________________________________________            _________
f)   0,003 =________________________________________________            _________
g)  2,574 =________________________________________________            _________
h)  5,011 =________________________________________________            _________
i)    3,47 =________________________________________________              _________
j)    0,09 =________________________________________________              _________

5. Compare os números decimais e coloque corretamente os sinais > , < , = .
a)  0,8                 0,18
d) 21,2                  2,12
g)  1,23              0,123
j) 9,909              9,009
b) 1,4                  1,2
e) 2,01                 2,010
h) 3,01               3,010
k) 6,3                 6,30
c) 3,7                 3,75
f) 0,05                   0,50
i) 1,2                   1,20
l) 2,9                   2,900
6. Complete as sequências com os números que estão faltando:
a)  0  0,1  0,2  _____  0,4    ______     ______  0,7 ______ 0,9   _________ .
b)7,34   ________  7,36  7,37  _________  _______  7,40 .
c)  625   62,5         ___________  0,625 .
7.  Conforme o exemplo, escreva a representação decimal e a fração decimal:

                         16 centésimos  =  0,16  = 16
                                                                 100
a)   5 décimos = _______________________________________ = _______________
b)  2 inteiros e 4 décimos = ______________________________ = ______________
c)   1 inteiro e 235 milésimos = ___________________________ = _______________
d)  42 milésimos = _______________________________________ = _______________
e)   3 centésimos = _______________________________________ = _______________
f)   4 inteiros e 86 centésimos = ____________________________ = _______________

8.  Operações com números decimais, Arme e Efetue:
*Não esqueça que na adição e na subtração a vírgula fica embaixo de vírgula e nessas operações devemos completar com zero a ordem decimal do número, quando for necessário.
a)   0,423 + 0,019 =

b)  3,20 + 2,64 =

c)   0,65 + 098 =

d)  0,589 + 0,397 =

e)   2,36 + 16,430 =

f)   175,3+ 32,8 +6,4 =

g)  0,008 + 5,423 + 1,971=
h)  2,926+3,165+0,476 =
i)    5,893 + 1,007 + 16,304 =
j)    0,98 – 0,56 =
k)  5,625 – 3,439=
l)    1,37 – 0,82 =
m)    0,068 – 0,009 =
n)  135,6 – 47,8 =
o)  3,432 – 0,758 =
p)  8,750 – 6,568 =
q)  22,55 – 8,73 =
r)    13,29 – 6,97 =
9. Arme e efetue as multiplicações e as divisões:
Dicas para Multiplicação: Não se esqueça de que a ordem decimal pode também ser chamada casa decimal. Para multiplicar números decimais, efetuamos a operação como se fossem números inteiros e no produto colocamos a vírgula, considerando o total de casas decimais dos fatores.
a)   4,6 x 0,3 =
b)  61,43 x 12 =
c)   7,85 x 5 =
d)  0,895 x 5 =
e)   18,34 x 3,2 =
f)   21,2 x 0,5 =
g)  2,49 x 4 =
h)  16,48 x 7 =
i)    0,12 x 3 =
j)    3,75 / 15 =
k)  17/2 =
l)    2 / 5 =
m)    4,2 / 2 =
n)  9,72 / 3 =
o)  35 /8 =
p)  1,306 / 0,16
q)  0,084 / 2,8 =
r)    0,63 / 0,126 =
Dicas para Divisão: Para dividir números decimais, igualamos o número de ordens decimais do dividendo e do divisor, eliminamos as vírgulas e efetuamos a divisão como se fossem números inteiros.
Quando o dividendo é menor que o divisor, colocamos zero e vírgula no quociente e zero à direita do dividendo. Em seguida, efetuamos normalmente a divisão.
10.  Problemas: Leia, Pense e Resolva.

a)   Izadora usou 0,25 de um tablete de margarina de 200gr para fazer biscoitos e 0,50 do mesmo tablete para fazer um bolo. Quantos gramas Carina utilizou do tablete de margarina?


b)  Izadora já utilizou ______ do tablete de margarina, quanto sobrou para Isis?


c)   De uma peça de 10 metros de renda, Nathália usou 8,25. Quantos metros de renda restaram?


d)  A escola de João Pedro está montando cestas básicas. Os alunos estão doando alimentos: o 5°A doou 12,8kg de alimentos e o 5°B 19,2kg. Quantos quilos foram doados pelas duas turmas juntas?


e)   Julia foi jogar vôlei, o professor explicou que a altura da rede em um jogo de vôlei masculino deve ser 2,42 metros e, em um jogo feminino 2,24 metros. Em que jogo a rede deve ter altura maior? Qual a diferença entre as duas alturas?


f)   Ryan está evitando usar o carro para ajudar diminuir a poluição atmosférica. Usando sua bicicleta para atividades do dia a dia, ele percorreu 3,25 quilômetros na parte da manhã e 1,34 quilômetros na parte da tarde. Quantos quilômetros ele percorreu a mais pela manhã?


g)  João Carlos e seu irmão Walfrido estão fazendo brinquedos com material reciclável. Walfrido gastou 0,04 de uma caixa para fazer um brinquedo, e João Carlos gastou seis vezes mais para fazer o mesmo brinquedo. Quanto de papelão João Carlos gastou?


h)  No restaurante de Yuggo, são consumidos 58 sacos de feijão em 1 mês. Quanto saco de feijão esse restaurante gastará em um ano?

i)    Leonardo está fazendo pipas para brincar, comprou um rolo de barbante de 50 metros, retirou desse rolo 9 pedaços de 4,25 metros, para fazer 9 pipas. Quantos metros de barbante restaram no rolo?

j)    Vitor mora em um prédio que tem 12 andares. Se cada andar tem 2,8 metros de altura, qual é a altura total desse prédio?

k)  Lucas tem uma fábrica de tecidos, suas peças têm 55 metros. Para serem vendidas no varejo como retalhos, as peças são vendidas, algumas em 10 partes iguais e outras em 100 partes iguais. Escreva as medidas dos retalhos quando a peça é dividida em:

a)   10 partes = ___________                  b) 100 partes = ____________



l)    Samara mora em uma avenida de 4500 metros, foram colocadas lixeiras a cada 100 metros. Quantas lixeiras foram colocadas nessa avenida?

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