.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto do Circo

Este é o primeiro Projeto que nós da Escola Inovação iremos trabalhar nesse 1° bimestre...

                               PROJETO DO CIRCO 

           Em 27 de março, comemora-se o Dia do Circo, um gênero de espetáculo muito antigo. Essa data foi escolhida como forma de homenagear um dos mais queridos palhaços brasileiros, o Piolin. Há cerca de cinco mil anos, pinturas onde parecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas foram descobertas na China, partindo daí umas hipóteses do surgimento da Arte Circenses.
         A estrutura do circo tal como conhecemos hoje teve sua origem na Inglaterra, por volta de 1700 D.C. Antigamente a acrobacia era utilizada como forma de treinamento para os guerreiros, pois gerava habilidade, flexibilidade e força.
         O mundo do circo é um mundo mágico, onde a arte e a alegria estão presentes dia a dia de quem vive esse mundo.

Fonte: Wikipédia.Com.Br


             Pretendemos nesse Projeto trazer para sala de aula um ambiente de magia e colorido, onde a criança poderá, junto com seu educador, desenvolver sua imaginação, desenvolver experiências comuns e explorar diversas habilidades. São muitos os artistas que fazem parte do mundo do circo: palhaços, dançarinos, malabaristas, acrobatas, mágicos e domadores de animais (apesar de que desde do ano de 2010 animais estão proibidos no circo brasileiro).

Professora Paola Massa


DURAÇÃO: Inicio 1° de Fevereiro até 27 de Março de 2012, Com 01 atividade semanal – Totalizando 10 atividades ao todo.

OBJETIVOS

  1. Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
  2. Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
  3. Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
  4. Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
  5. Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos.

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
  • Fantasias e objetos pertencentes ao circo
  • Instrumentos musicais de brinquedo
  • Cordas, bambolês, cones, bolas, para o circuito.
  • Materiais como lápis colorido, canetinha, giz de cera, tinta guache, tesoura e cola.
  • Imagens impressas de obras de arte com essa temática
  • Reportagens sobre animais maltratados em circos
  • Brinquedos variados (casinha, carrinho, bonecas, etc.)

O QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE ESTE TEMA? 

1.      Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
2.      Equilibrar bola no ar;
3.      Dvd da Xuxa 5;
4.      Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cambalhotas;
5.      Pedir aos pais uma camisa velha de malha e confeccionar a roupa do palhaço pintando com guache
6.      Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas;
7.      Acertar na boca do palhaço a bola;
8.      Tirar da cartola coisas que pertencem o circo;
9.      Animais que tem no circo (cartazes);
10.  Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
11.  Contar histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
12.  Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;
13.  Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
14.  Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
15.  Explorar os personagens através do saco surpresa;
16.  Assistir a um número de circo.
17.  Fazer pintura com molde vazado dos animais;
18.  Desfile do circo;
19.  Músicas e filmes;
20.  Construção do carro do palhaço com caixas de papelão;
21.  Confeccionar a cartola do mágico;
22.  Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
23.  Confeccionar o chapéu do palhaço;
24.  Explorar comidas do circo: como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
25.  Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
26.  Equilibrar bola na colher levando de um lado para o outro;
27.  Corrida de saco;
28.  Confecção da gravata do palhaço;
29.  Fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho desenhar um palhaço gigante na folha de 40kg e dividir a turma em 4 grupos e cada um teria um palhaço p/ enfeitar. Na blusa colar restos de E.V. A, nas calças fazer bolinhas e pintar com cola colorida sendo que cada criança do grupo seria responsável por uma cor. Colar lã nos cabelos.


Algumas Mágicas:
*Adivinhação:
MATERIAL
1. Três quadrados de papel crepom de mesmo tamanho, mas de cores diferentes (10 cm x 10 cm) 
2. Chumbadas pequenas de pesca 
3. Uma moeda pequena 

PREPARAÇÃO
1. Escolha um dos papéis e faça uma bolinha 
2. Com outro pedaço de papel de outra cor, embrulhe a moeda fazendo uma bolinha igual a primeira. 
ATENÇÃO:  a moeda deve ser escondida no papel. 
3. Com a última folha de papel embrulhe duas chumbadas fazendo outra bolinha igual as duas primeiras. 
4. Você terá três bolinhas iguais, mas de pesos diferentes. 
5. Guarde na memória a cor das bolinhas relacionando com o peso de cada uma. 


APRESENTAÇÃO
1. Chame alguém da platéia. 
2. Mostre as bolinhas. 
3. Vire de costas e peça para escolher uma delas. 
4. Diga para colocá-la na sua mão. 
5. Concentre-se e sinta o peso da bolinha. 
6. Diga em voz altas coisas que são da mesma cor da bolinha. Crie um suspense. 
7. "Adivinhe" a cor da bolinha. 
DICA: Cuidado para que ninguém descubra o segredo da mágica.

*Caixa Mágica
MATERIAL
1. Uma caixa de fósforos 
2. Dois clipes 
3. Imã pequeno

PREPARAÇÃO
1. Coloque o imã em sua mão. 
2. Coloque os clipes dentro da caixa de fósforos e deixe-os no canto da caixa.
3. Feche a caixa o suficiente para ocultar os clipes. 
4. Coloque a caixa sobre o imã em sua mão fazendo com que os clipes fiquem sobre o imã. 
5. Movimente a caixa para saber se os clipes estão bem presos. Eles não podem fazer barulho.

APRESENTAÇÃO
1. Mostre a caixa semi-aberta em sua mão. 
ATENÇÃO:  os clipes e o imã não podem ser vistos.
2. Diga que a caixa está vazia. 
3. Feche a caixa. 
4. Mexa a caixa. 
ATENÇÃO:  os clipes não podem fazer barulho. 
5. Ainda mexendo a caixa, faça um passe de mágica ou diga uma palavra mágica e, com os dedos, puxe o imã. Ninguém pode perceber isso. 
6. Os clipes farão barulho como se tivessem aparecido dentro da caixa. 
7. Abra a caixa e mostre os clipes. 
ATENÇÃO:  cuidado para ninguém perceber o imã depois de acabar a mágica. 
DICA: Acredite na mágica, só assim você convencerá as pessoas.

Fósforos Obedientes:
MATERIAL: Uma caixa de fósforos com fósforos
PREPARAÇÃO:
1-Separe um palito.
2-Corte-o da largura da caixa de fósforos. Coloque esse palito atravessado sobre os outros palitos na caixa. Feche a caixa.

APRESENTAÇÃO:
- Segure a caixa pelas laterais com os dedos indicadores e polegar. Pressione de forma que o fósforo atravessado fique firme sobre os outros. 
- Abra um pouco da caixa e mostre para a platéia, sem mostrar o palito atravessado. 
- Vire a caixa de cabeça para baixo. 
- Abra totalmente a caixa. 
Solte um pouco os dedos quando quiser que os fósforos caiam.

DICA: Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.

*Moeda Irritante:
MATERIAL: Uma moeda
APRESENTAÇÃO:
1. Mostre a moeda e diga que é uma moeda fantasma.
2. Pegue a moeda com a mão esquerda.
3. Passe para a mão direita.
4. Se apóie na mesa ou balcão com o cotovelo esquerdo. 
5. Passe a moeda no braço esquerdo.
6. Tire a mão do braço e deixe a moeda cair na mesa.
7. Diga que não esta conseguindo se concentrar.
8. Pegue a moeda com a mão esquerda.
9. Quando quiser que a mágica aconteça, faça o movimento de colocar a moeda na mão direita. Com o dedo polegar segure a moeda na palma da mão esquerda.
10. Feche a mão direita
11. Se apóie na mesa com o cotovelo esquerdo.
12. Enquanto estiver passando a mão direita no braço esquerdo, coloque a moeda na nuca de forma que ela não caia. Faça isso sem que percebam.
13. Tire a mão direita do braço esquerdo e mostre que a moeda não está.
14. Diga que a moeda desapareceu graças à mágica.


DICA: você já sabe! Treino, treino, treino!!!

*Palitos que se afastam
MATERIAL
1. Dois fósforos
2. Uma carga de caneta vazia
3. Tesoura sem ponta

PREPARAÇÃO
1. Corte um pedaço de 3 cm de carga da caneta.
2. Coloque um palito em cada extremidade da carga. 
3. Dobre a carga com os palitos ao meio fazendo os palitos ficarem um do lado do outro. 
4. Segure os palitos com os dedos escondendo a carga.
ATENÇÃO: ninguém pode ver a carga.

APRESENTAÇÃO
1. Mostre os palitos e fale do poder da mente.
2. Peça para prestarem atenção nos palitos em sua mão. 
3. Concentre-se e afrouxe aos poucos os dedos.
4. Os palitos vão se afastar graças à mágica.
ATENÇÃO: a carga não pode ser substituída por um canudinho
.
DICA: Acredite na mágica. Só assim você convencerá a platéia.

*O Embrulhado
MATERIAL
1. Quatro pares de papéis quadrados de tamanhos e cores diferentes 
2. Moeda 
3. Cola

PREPARAÇÃO
1. Separe quatro papéis, um de cada tamanho. 
2. Dobre o papel menor em três. 
3. Dobre novamente em três, formando um embrulho quadrado. 
4. Faça o mesmo com todos os outros papéis, lembrando que o menor deve caber dentro do maior. 
5. Cole o embrulho dentro do outro. Você terá um embrulhado. 
6. Agora, faça o mesmo com os outros quadrados que sobraram, fazendo um segundo embrulhado, idêntico ao primeiro.
ATENÇÃO:  Cole um embrulhado nas costas do outro. 

APRESENTAÇÃO
1. Mostre o embrulhado aberto em sua mão. 
ATENÇÃO:  O segundo embrulhado não pode ser visto.
2. Diga que é um embrulhado mágico. 
3. Pegue a moeda e coloque-a no embrulhado. 
4. Feche o embrulhado com calma, faça um suspense para o que vai acontecer. 
5. Pegue o embrulhado, leve-o até sua boca e dê um sopro mágico. 
6. Vire o embrulhado e coloque-o de volta na sua mão. 
ATENÇÃO:  O embrulhado de baixo estará com a moeda e não pode ser visto. 
7. Abra o embrulhado. 
8. As pessoas vão pensar que a moeda desapareceu.

DICA: Ao terminar o mágico, cuidado para que não vejam o segredo.



AVALIAÇÃO
          Através de anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelos alunos será avaliado o desenvolvimento: da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas idéias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas; de uma imagem positiva de si.

COMIDAS TIPICAS DE CIRCO

Pipoca, Algodão Doce, Maçã do Amor, Pastel, Pirulitos gigantes...

CULMINÂNCIA: Uma Maravilhosa Apresentação Circense com Alunos de cada turma no dia do Circo(27 de Março-terça feira), e comidas típicas de Circo.



PROGRAMAÇÃO:

01/02/2012
Inicio das aulas – Atividade: Pintar o desenho do Circo;
Lembrancinha: Um mini circo com um doce;

03/02/2012
Atividade: Desenvolvimento de coordenação motora de acordo com a série;
Lembrancinha: Ponteira de lápis com personagem palhaço;

09/02/2012
Atividade: História do Circo com atividades alternativas;
Lembrancinha: Nariz de Palhaço (feito de caixa de ovo) e cara pintada.

17/02/2012
Festinha do Circo somente para os alunos com comidas típicas circense.
Atividade: Brincadeiras ao ar livre a escolha da professora;
Lembrancinha: Fantoche de um personagem circense;

23/02/2012
Atividade: Personagens circenses e suas tarefas, para ligar.
Lembrancinha: O professor escolhe algo.

01/03/2012
Atividade: Escutar músicas e/ou assistir filme relacionado ao Circo.
Lembrancinha: Um móbile referente ao tema.

08/03/2012
Atividade: Personagem do mágico – Fazer pequenas mágicas para diversão das crianças possibilitando que elas interagem umas com as outras e com a professora.
Lembrancinha: Chapéu do mágico

15/03/2012
Atividade: Leitura de um livro ao ar livre seguido de uma interpretação de texto seja com figuras ou dissertativa depende do nível escolar de cada série.
Sugestões – O Palhaço de Romero Brito; O Palhaço voador de Gustavo Rosa, Palhaço de Arcângelo Ianelli, O Mágico e a equilibrista, Têm palhaço na cidade, O Leão do Circo sumiu.
Lembrancinha: à escolha da professora

22/03/2012
Atividade: Pintar dedoches de animais ou personagens circenses e montar. Após a criação dos dedoches as crianças encenarão uma história crida por eles.
Lembrancinha: Os dedoches

27/03/2012
Atividade: Apresentação Cultural
Lembrancinha: As fantasias criadas para o tema de cada apresentação.



“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?”
Rubem Alves


SUGESTÕES DE ATIVIDADES E LEMBRANCINHAS TIRADOS DA INTERNET:






















































DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas