.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Preposição

1.     Leia o texto e circule a preposição de quando usada no sentido de posse:
Dica: ela é utilizada quatro vezes nesse sentido.
Você sabia...?
● Leonardo da Vinci nasceu em Vinci, em 1452, na Itália, e morreu em 1519, na França.
Sua família passou a usar o nome de sua cidade natal como nome de família.
● Não se sabe quem é a Mona Lisa, a moça do famoso quadro de Leonardo da Vinci.
Mas há quem acredite que o retrato seja uma mistura de imagens do rosto do próprio
Leonardo com o de sua mãe.

2.     Pinte a preposição de quando usada para indicar material.

vestido de seda                     anel de diamante                               livro de história
ninho de passarinho             bala de leite                                       casaco de lã

3.     Complete as frases com as preposições do quadro.
de – origem no tempo             / de – origem no espaço
a – tempo                                / a – destino
em – situação no tempo          / em – situação no espaço
 
 a) As aulas terminam _______ dezembro.
b) Horário de funcionamento:______  terça a domingo.
c) Meu avô foi _______ Maceió.
d) _______ que horas a biblioteca vai abrir?
e) Meu amigo veio _______ uma cidade do interior.
f) o porta-retratos está _______ cima da mesinha.

4.     Ligue a frase ao sentido expresso pela preposição com.

Escrevi o cartão com canetas coloridas.  *                                                               * modo
Escrevi o cartão com o meu amigo.       *                                                                 * instrumento
Escrevi o cartão com carinho.                *                                                                 * companhia

5.     Complete as frases com as locuções prepositivas do quadro.
a fim de                    antes de                 ao redor de                   depois de


a) a abelha voava ___________________________________ um pote de doce de leite.
b) Limpe os pés _________________________________ entrar na sala.
c) Feche a porta ____________________________ sair.
d) ______________________________ chegar no horário, saiu de casa mais cedo.

6.     Numere as frases de acordo com o sentido das preposições.

1. posse         2. Material       3. Finalidade         4. situação no tempo   5. situação no espaço

a) (    )Na década de 1970, o short entrou para o guarda-roupa como um item tradicional de
passeio.
b) (   ) O jeans era uma calça de lona resistente, usada por mineradores.
c) (   ) A iniciativa de transformar a lona em calça surgiu em 1850.
d) (   ) Hoje o jeans está em qualquer guarda-roupa.

e) (   ) As roupas de Maria não servem mais.

Preposição

1.     Leia o texto a seguir, observando as palavras que faltam e complete os espaços com as preposições do quadro.

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade __________suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas ___________________a população, logo perderemos esse privilégio.
____________________________pesquisas, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos agem ____________________________________campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.
Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, _____________________ pagar caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos sabemos que seria impossível viver ____________ água. Então, a melhor solução é fazer campanhas educativas ____________________ conscientizar a população, mostrando ______todos que a água é um recurso que pode se esgotar _____________________________o mau uso.

Antônio Ermírio de Moraes. Depois da água, por que não o ar?
Folha de S.Paulo, Opinião, 24 mar. 2002.
de              para        sem             a fim de                 em prol das           De acordo com
apesar de                 com                  a
 





a)     As palavras destacadas pertencem a que classe gramatical?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

b)     Qual é a função das palavras dessa classe no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

2.     Sublinhe as locuções prepositivas nas frases a seguir.

a) Dessa vez, o mordomo estava acima de qualquer suspeita.
b) As crianças passavam por baixo da mesa.
c) A professora estava a par de tudo o que acontecera.
d) Depois de estudar muito ele foi descansar.

Complete as frases com sessão, cessão ou seção.
a) A ___________________ demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.
b) A ___________________ de seus bens ajudou a todos.
c) Comprei isso na ____________________________ de frios.
d) Os senadores reuniram-se _______________________ em extraordinária.
e) Anita trabalha na ______________________ de moda infantil.

f) Todos concordaram com a _________________ das terras.

Preposição e Crase

  1. Escrever esse texto no papel craft e completar as preposições com os alunos, depois eles irão copiar o texto no caderno de língua portuguesa.

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia. Ele pode alcançar um comprimento de 15 metros.
A classe dos mamíferos é a mais conhecida, pois inclui o homem e possui
pelo menos 4.000 espécies diferentes. Os maiores animais selvagens ou domésticos são mamíferos.
O mais forte de todos os animais é o besouro-rinoceronte. Ele vive na América do Sul e é o mais forte de todos os animais.

  1. Complete as frases com as preposições do quadro a seguir.
pelos            ao           no             do              numa               pelas

a) Gosto __________ café sem açúcar e bem forte.
b) Joana passou __________ concurso de desenho.
c) Paulo comprou seu computador __________  loja especializada.
d) Eu vou ______________cinema.
e) A decoração da festa foi feita________________ crianças e _________________ adultos.

  1. Forme novas palavras.
a) de + os = __________
b) de + um = _________
c) em + as = _________
d) em + uma = ________
e) em + uns = ________
f) por + os =__________

  1. Complete as frases com a, as, à ou às.
a) Minha irmã não vai _______ festa porque está de castigo.
b) Chegamos em casa ________ oito horas.
c) Comecei _______ ler o livro que você me deu.
d) Muitos motoristas não respeitam _________ leis de trânsito.
e) Não vou fazer _______ lição, pois já estudei.
f) a moça ficou ________espera do namorado o dia todo.


Desenvolvendo gêneros textuais: informativo e expositivo / preposição.

O que é um texto informativo e um texto expositivo?
E que diferenças há entre eles?
Um texto informativo como o próprio nome já diz, sua a principal função é informar, ou seja, passar uma informação que diga a respeito a fatos concretos e referências reais. O melhor exemplo de texto informativo é o jornal, sites históricos, artigos científicos.
As características deste texto é linguagem culta, direta, deve conter as informações, citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoais, o texto informativo não é uma dissertação onde você defende suas ideias.

Um texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto. 
Deve ser estruturado nos três momentos essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, deve ser feita a apresentação do assunto e estabelecido o propósito da sua realização, captando a atenção do leitor, com uma definição, descrição, ou com outros dados ou questões de 
interesse.  No desenvolvimento, faz-se a explicação  do tema, mediante definições,  análises,  classificações, comparações e contrastes. Na conclusão,  resume-se o assunto, focando os pontos  mais importantes, e procura-se envolver o leitor numa chamada de atenção para o assunto.
Fonte: http://www.infopedia.pt/texto-informativo-expositivo

1.     Qual a fonte de informação foi retirada a explicação da diferença dos textos?
___________________________________________________________________________ .

2.     Que tipo de texto podemos considerar o texto acima? _____________________________ .
3.     Grife as preposições do texto acima, com um marcador ou lápis de cor amarelo.
4.     Com base nas informações sobre texto expositivo, crie um com o tema: Escola.
Título

Introdução
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolvimento
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusão
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Em seu caderno, recorte e cole de um jornal ou outra fonte, um texto informativo. Responda:
a.      Qual a fonte do seu texto informativo? ____________________________________________ .
b.     Qual o tema do texto informativo? _______________________________________________ .
c.      Qual o assunto que seu texto informativo transmite? _________________________________ .

d.     Agora circule de vermelho todas as preposições do texto informativo, recortado por você. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas