.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dicas Para Casamento


Casamento
Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.
Lua de Mel no Casamento

A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada ( muitas vezes contra a sua vontade ) e a escondia por um mês ( de uma lua cheia até a outra ) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel"
.Buquêt de Casamento Buquês e seus Significados
Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

Padrinhos de Casamento tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia
.Aliança de Casamento Você sabia que o uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século  XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração? Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.
Vestido de Casamento Você sabia que o vestido branco para o casamento, que foi adotada em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert. Sabia que foi a rainha quem o pediu em casamento? Pois, é! Naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, a rainha não teve alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento.
Arroz de Casamento
Cuva de arroz - Ritual Chines Casamento
Na China Antiga, ha. mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.



Agenda

*1 Ano antes - Reservar igreja, salão e buffet.Preparar a lista de convidados com nome, sobrenome e endereço.

* 6  meses - Escolher, alugar ou mandar fazer o vestido, o arranjo de cabeça e os acessórios·  Convidar os padrinhos, pajens e damas (se quiser).

* 4  meses - Escolher e encomendar os convites. Definir decoração da igreja e da festa. Escolher o cardápio no bufê. Contratar músicos para igreja e festa. Contratar serviços de foto e vídeo. Comprar, com o noivo, as  alianças.alianças.Preparar o enxoval.

* 3 meses - Ajudar a escolher o traje do noivo. Emcomendar as lembrancinhas ou prepará-las você mesma. Selecionar o repertório das músicas. Marcar o dia da noiva.

*2  meses Ir ao cartório para marcar o casamento civil. Entregar os convites -os que você não puder entregar pessoalmente, pode enviar pelo correio. Alugar mesas, cadeiras, toalhas, copos, se for fazer a festa em um lugar onde não existem esses acessórios. Fazer uma lista depresentes para seus convidados em duas lojas Encomendar o bolo. Ou testar uma receita se for fazer em casa.

*1 mês  ante Fazer os testes de maquiagem e cabelo. Fazer a última prova do vestido.

Vestido de noiva Você pode  alugar, fazer um primeiro aluguel (encomendar a uma loja e ser a primeira a usar) e ainda pedir emprestadoO melhor vestido é aquele que respeita seu estilo e valoriza seu corpo.Tem a ver com o horário e o local da cerimônia. Evite cauda no vestido se o casamento for pela manhã, para facilitar a locomoção, tem a cor que você gosta. A maioria prefere o branco, mas o tom perolado e marfim também são usados:magrinhas: golas altas e transparentes altura do colo. Opte também por sobressaias e drapeados para dar volume ao corpo. Para uma noiva com seios grandes: prefira os modelos de vestido com decote "V". Com baixa estatura: o ideal é usar um vestido de corpo baixo que alonga a silhueta. Gordinha: corte abaixo da cintura. Evitar sobressaias e bordados, mangas bufantes ou cheias de babado.

Os acessórios A grinalda deve ser usada nos tons do vestido, combinando com o formato do rosto e cabelo. O uso do véu não é obrigatório, depende do estilo do vestido e do casamento. Os sapatos podem ser brancos ou forrados com o mesmo tecido.      Os cabelos devem estar presos em coque baixo. Pela manhã ou em casamentos informais, pode-se usá-lo solto com um arranjo de flores naturais. Se o vestido é tomara-que-caia, ou com mangas curtas, é indispensável o uso de luvas.

Daminhas  e  pajens As crianças devem combinar seus trajes com o da noiva, tanto em cor quanto em estilo. Meninas devem usar vestidos e meninos conjuntivos. As roupas de cada grupo devem ser iguais. O numero de criança pode variar de um a oito, ao gosto do casal. Uma delas e escolhida para levar as alianças sobre uma almofada.

Para  o  dia Vestido branco ou cor pastel, sem bordados ou pedrarias.Tecidos como organza, crepe georgette ou tafetá caem bem, assim como flores naturais no cabelo· O buquê pode ser de crisântemos e margaridinha.

Para  a  noite Após as 19h, podem ser usados brilho e tecidos bem mais encorpados·        Tafetás mistos ou loran são tecidos baratos e bonitos. À noite exige-se tecidos mais ricos. O bouquet pode ser um ramo de orquídeas, gardênias ou rosas.

Noivas  e  Madrinhas De dia ou de noite?A madrinha de escolher o modelo de seu vestido de acordo com o horário do casamento. Mas o importante e não ofuscar a noiva. De Manhã Use cores claras com estampas suaves – e não esqueça que o branco é proibido. O comprimento ideal é na altura do joelho. À Tarde Como pela manhã, evite as roupas escuras e brilhantes. Use meias transparentes e acessórios claros e discretos. À Noite Bordados e cores escuras já são permitidos - exceto o preto. E os vestidos podem ser mais compridos, mas deixe as caudas para as noivas. Bolsas bem miudinhas.

O dia  de  brilhar É preciso estar linda na hora do casamento. Para que isso aconteça, comece com pequenos cuidados, um mês antes da cerimônia. A arremate-os no dia marcado. Algumas sugestões para ajudá-la

1 mês  antes Faça uma hidratação nos cabelos e uma limpeza de pele. Converse com o maquiador sobre o que fará no dia (se puder teste a maquiagem).

1 semana  antes Retoque o corte, a tintura ou o permanente dos cabelos.

2  dias  antes Faça os pés e as mãos. Retire os excessos da sobrancelha. Depile as pernas, a virilha e as axilas. Clareie ou depile o buço.

1  dia  antes Durma cedo e por pelo menos oito horas

No dia Faça um café da manhã bem reforçado: frutas, sucos, queijo branco e pão·        Tome um banho demorado, de preferência com ervas. Alfazema e camomila são bem relaxantes·        Passe um hidratante no corpo inteiro e massageie-se sem pressa. Se puder, contrate uma massagista para ir à sua casa. Ela pode ajudar a relaxar e eliminar todos os pontos de tensão.·        Não faça um almoço pesado. Prefira frangos ou peixes grelhados, legumes e uma salada de frutas·        Coloque compressas de chá de camomila sobre a região dos olhos para aliviar a tensão e eliminar as olheiras, uma hora antes de se maquiar. Aplique uma máscara facial no rosto·        Não exagere no perfume·        Muitos salões de beleza oferecem um tratamento especial no dia da noiva: hidratação facial, penteado, maquiagem, massagem relaxante e até almoço ou lanche. Alguns até têm um lugar especial para você se vestir.

Decoração  da  Igreja É comum dividir os custos entre as noivas que se casam no mesmo dia. A decoração mais barata são os laços nos bancos. Se preferir arranjos, devem ser feitos com flores da época, mais econômicas.


Tapete vermelho, vestido branco, alianças, flores e bem-casados. Todos são elementos tradicionais dos casamentos, mas seus significados não são conhecidos por grande parte das pessoas.
     Para explicar o que representam esses costumes, empresa especializada em assessoria de eventos, revelam curiosidades sobre os simbolismos desta data especial.
     Já o tradicional vestido branco acompanhado pelo véu teve sua origem na Inglaterra, mais precisamente no casamento da rainha Vitória.
     Antes dela, as mulheres costumavam usar vestidos vermelhos na cerimônia, porém ela estreou a cor branca, sinônimo de pureza e de romantismo.
     “O tapete vermelho é uma reverência ao novo casal, um verdadeiro símbolo de comemoração”, explica Dani Fontana Tranchesi. O fato de estender o tapete relembra a época dos reis e rainhas e proporciona um ambiente luxuoso à chegada dos noivos.
     A aliança, sinal de amor eterno teve origem no Antigo Egito. Segundo a tradição, por causa de seu formato arredondado, tornava-se impossível encontrar o seu fim.
     Desta forma, era utilizada para representar um relacionamento que duraria para sempre.
     Outra simbologia egípcia era usar o anel no dedo anular da mão esquerda, pois acreditavam que neste dedo havia uma veia que estava ligada diretamente ao coração.
     Quanto às flores utilizadas na cerimônia, o buquê da noiva representa fertilidade e o costume de jogá-lo significa dividir sua alegria com as amigas e familiares.
     Quanto a tradição de colocar uma flor na lapela dos homens, serve para diferenciar o noivo dos padrinhos, sendo o cravo a mais utilizada.
     Geralmente o noivo usa a cor vermelha e os padrinhos a cor branca, mas isso não é uma regra, afirmam as empresárias.
     Para finalizar, o tradicional bem-casado não poderia ser esquecido. De acordo com Paula do Amaral Rocha “este doce é um símbolo antigo, representa duas metades distintas se unindo, tornando-se um só, grudados pela doçura, suavidade compreensão e amor.
     Deve ser entregue a todos os convidados e estes se fizerem um pedido antes da primeira mordida poderão compartilhar da felicidade do novo casal”. 


Manhã
O casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo, no entanto a não ser que todos seus convidados sejam empresários ou profissionais liberais, dê preferência aos finais de semana, assim ninguém precisa "arriscar o emprego" para ir ao seu casamento. Quanto ao cardápio, o ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch (uma mistura de café da manhã com almoço). Evite o brilho nas roupas, principalmente se o casamento for ao ar livre.

Tarde
O casamento à tarde também é considerado informal, mas já se pode colocar um pouco de brilho nas roupas, de forma bem discreta. Como no casamento pela manhã, dê preferência aos finais de semana. O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel, ou um coquetel seguido de salada e um prato quente, ou até um churrasco (no caso de recepção em chácara/sítio).

 Noite
O casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode abusar do brilho e usar tecidos mais nobres, mas sempre usando o bom senso. Quanto ao cardápio pode ser servido um coquetel ou um jantar que pode ser informal (serviço americano - onde os próprios convidados se servem), ou formal (servido à francesa - servido por garçons).



Como fazer da sua festa de casamento um sucesso

Confira 15 dicas para tornar este dia inesquecível

1) Boa música - Tente escolher de acordo com o perfil e dos convidados. Pode ser banda, DJ, ou os dois. Pode ter um cantor especialmente convidado. Mas, uma coisa é certa, sem boa música a festa não será um sucesso.

2) Bebida farta e gelada - Os noivos devem estudar as quantidades corretas de cada bebida escolhida. Boa bebida e boa música são 50% de uma boa festa.
3) Serviço ágil - Para atender bem a familiares e convidados toda a parte de serviços tem que funcionar corretamente, de maneira rápida e muito discreta.

4) Noivos na pista - Os noivos são a razão de tudo o que está acontecendo e o clima geral certamente será dado por eles. Portanto é fundamental que transmitam muita animação.


5) Mimos para os pés - Uma ótima pedida é distribuir chinelos para as convidadas curtirem ainda mais a pista, mesmo quando os pés estiverem pedindo socorro.

6) Lanchinho da madrugada - Para matar a fome de quem curtiu muito e dar mais pique para o restante da festa lanches podem ser distribuídos. Os convidados com certeza irão gostar.

7) Atração surpresa
 - Quando todos pensarem que é impossível a festa ficar mais gostosa tire o "ás" da manga e surpreenda seus convidados.
8) Ambiente climatizado - Preste atenção no ambiente, com calor ou frio ninguém consegue relaxar e curtir a festa.


9) Cardápio - É possível que exista aquele convidado alérgico a frutos do mar, vegetariano ou em dieta. Por isso é importante investir em um cardápio com opções até para quem tem restrições alimentares. Para isso, ai vai uma dica: massa recheada com queijo e molho de tomate é um coringa e ótima alternativa para aqueles que têm restrição.

10) Cronograma bem feito
 - Já disseram que o diabo mora nos detalhes, por isso elabore um cronograma inteligente, correto e super fiscalizado. Com isso, as chances de erro diminuem muito.
11) Cuidado na escolha dos profissionais - Os noivos devem ficar muito atentos e checar festas já organizadas por eles. Verifique em órgãos como o Procon etc. Afinal, não é justo tanta organização, carinho e expectativas irem por água abaixo por conta de descuido de quem vai executar as tarefas.
12) Organização impecável - A organização deve ser muito bem feita, portanto cuide da orientação dos profissionais na hora da festa. Com isso, nem aquela tia fofoqueira vai encontrar o que falar.



13) Tamanho do local - O espaço da locação deve ser condizente com o número de convidados. Uma festa para poucas pessoas em salões enormes torna o evento muito triste, assim como o contrário pode fazer do evento uma experiência claustrofóbica.
14) Decoração - A preparação e os enfeites do local devem ter a cara dos noivos. Se forem modernos, nada de fazer um casamento todo clássico e vice-versa.
15) Variedade de doces - Para causar uma ótima impressão, cuide para que a mesa de doces seja farta, com qualidade variada guloseimas e com aspecto lindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas