Projeto: Nós no mundo de Tarsila do Amaral
Projeto, planejamento e atividades de Arte
Aulas semanais: 2 ( duas)
Série: Todas
Professora:
Habilidades
1. Expressão oral
* Conhecer a biografia da artista plástica.
* Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.
* Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala.
2. Expressão escrita / manual:
* Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto.
* Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades.
3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens
* Compreenderem que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo escolar.
Conteúdos conceituais
1. Nós no Mundo de Tarsila
A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.
Cronologia
• 1886 - Nascimento, em Capivari/SP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral
• 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto
• 1926 - Exposições em Paris
• 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade
• 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil.
• 1934 - Participações no 1º Salão Paulista de Belas Artes
• 1951 - Participações da I Bienal de São Paulo
• 1973, 17 de janeiro - Falecimentoem São Paulo , SP
Atividades
1ª e 2º aulas – Data ......../......../........
Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O/A professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.
- Quem conhece a Tarsila?
- O que ela fez?
O QUE SABEMOS
- É uma mulher;
- É uma pintora;
O QUE QUEREMOS SABER
- O que ela pintou?
- Ela é viva?
- Ela é nova ou velha?
- Onde viveu?
- Que música ela ouvia?
- Ela pintava pessoas?
- Ela pintava plantas?
- Ela gostava de pintar flores?
- Ela é bonita?
Atividade - Auto- retrato
Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto Retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite..
1. Expressão oral
* Conhecer a biografia da artista plástica.
* Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.
* Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala.
2. Expressão escrita / manual:
* Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto.
* Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades.
3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens
* Compreenderem que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo escolar.
Conteúdos conceituais
1. Nós no Mundo de Tarsila
A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.
Cronologia
• 1886 - Nascimento, em Capivari/SP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral
• 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto
• 1926 - Exposições em Paris
• 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade
• 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil.
• 1934 - Participações no 1º Salão Paulista de Belas Artes
• 1951 - Participações da I Bienal de São Paulo
• 1973, 17 de janeiro - Falecimento
Atividades
1ª e 2º aulas – Data ......../......../........
Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O/A professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.
- Quem conhece a Tarsila?
- O que ela fez?
O QUE SABEMOS
- É uma mulher;
- É uma pintora;
O QUE QUEREMOS SABER
- O que ela pintou?
- Ela é viva?
- Ela é nova ou velha?
- Onde viveu?
- Que música ela ouvia?
- Ela pintava pessoas?
- Ela pintava plantas?
- Ela gostava de pintar flores?
- Ela é bonita?
Atividade - Auto- retrato
Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto Retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite..
O/A professor (a) poderá valer-se da dinâmica para que a aula seja mais harmoniosa.
Dinâmica – Você é o artista!
Material - Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada aluno.
Desenvolvimento
1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o/a educador (a) explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
- Quem sou eu? (Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta)
2- Os alunos desenham sua resposta
3- Forme um circulo e promova a apresentação dos desenhos (respostas. O grupo de alunos procura interpretar as respostas. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta
3ª e 4ª aulas – Data ......../......../........
Atividade - Jogo dos bichos
• Colocar em exposição em sala à tela A Feira I, as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, o/a professor (a) registrará as respostas.
• Identificar as frutas regionais que aparecem na tela.
• Observar no quadro e relatar a partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região.
• Reproduzir no caderno de desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos, entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto que compõe a tela.
• Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica.
5ª e 6ª aulas – Data ......../......../........
• Promover uma conversação sobre a tela. O que será que a artista plástica queria dizer ao pintar essa tela? O/A professor (a) fará o registro das respostas na lousa.
• Matemática e artes - Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo).
• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.
• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.
• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra – O mamoeiro. Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.
7ª e 8ª aulas – Data ......../......../........
Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte
Reproduzir algumas obras da Artista Plástica
Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.
Deixar em exposição as seguintes obras: Romance, Floresta, Cidade, Manacá, Sol Poente, Distância, A Cuca e a Lua. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (a professora será a escriba). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.
• Matemática e artes - Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo).
• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.
• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.
• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra – O mamoeiro. Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.
7ª e 8ª aulas – Data ......../......../........
Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte
Reproduzir algumas obras da Artista Plástica
Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.
Deixar em exposição as seguintes obras: Romance, Floresta, Cidade, Manacá, Sol Poente, Distância, A Cuca e a Lua. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (a professora será a escriba). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.
Outras Sugestões de Atividades:
Entregar para os alunos uma cópia do cenário da obra “A Cuca”, pintar colorido.
2.1 – Entregar as figuras da obra, e pedir para os alunos colorir, recortar e colar como quiserem na obra.
2.2 - Outra sugestão, pedir que pintem todas as partes e depois cada um recorta e cola como quiser.
3 – Outra sugestão com a mesma obra é pedir que os alunos desenhem no cenário da obra figuras que eles já ouvira falar, como; bicho-papão, homem do saco...
2.1 – Entregar as figuras da obra, e pedir para os alunos colorir, recortar e colar como quiserem na obra.
2.2 - Outra sugestão, pedir que pintem todas as partes e depois cada um recorta e cola como quiser.
3 – Outra sugestão com a mesma obra é pedir que os alunos desenhem no cenário da obra figuras que eles já ouvira falar, como; bicho-papão, homem do saco...
- Fazer uma leitura formal e interpretativa da obra "Abaporu"
2 - Entregar uma cópia da obra "Abaporu" e pedir que os alunos identifiquem qual é a imagem verdadeira. Pintar a obra colorido.
3 - Entregar para os alunos várias figuras do Abaporu, pedir para colorir e depois fazer montagem cubista com recorte e colagem.
4 - Entregar uma cópia da obra Abaporu incompleta para os alunos completar o que falta.
2 - Entregar uma cópia da obra "Abaporu" e pedir que os alunos identifiquem qual é a imagem verdadeira. Pintar a obra colorido.
3 - Entregar para os alunos várias figuras do Abaporu, pedir para colorir e depois fazer montagem cubista com recorte e colagem.
4 - Entregar uma cópia da obra Abaporu incompleta para os alunos completar o que falta.
ATIVIDADES - TARSILA DO AMARAL
- Fazer uma leitura da obra com os aluno - formal e interpretativa
A Feira II A feira
1 - Entregar para os alunos uma cópia da obra "A Feira 2" e pedir para os colorir.
1.1 - Entregar as frutas e legumes para colorir. Pedir para recortar e colar na obra.
2 - Outra sugestão é entregar uma cópia da obra" A Feira 2" e pedir para os alunos desenharem as frutas e legumes que conhecem.
A Feira II A feira
1 - Entregar para os alunos uma cópia da obra "A Feira 2" e pedir para os colorir.
1.1 - Entregar as frutas e legumes para colorir. Pedir para recortar e colar na obra.
2 - Outra sugestão é entregar uma cópia da obra" A Feira 2" e pedir para os alunos desenharem as frutas e legumes que conhecem.
BIOGRAFIA NA INTEGRA:
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
|
Abaporu – Tarsila do Amaral
Segue algumas Obras da Artista Tarsila do Amaral, aprendemos que suas Obras possuem várias características diferentes e que ela foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Diferencie as Obras enumerando de acordo com cada característica:
( 1 ) Influência do cubismo – uso de formas geométricas.
( 2 ) Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil.
( 3 ) Estética fora do padrão – influência do surrealismo na fase antropofágica.
a – ( ) b – ( ) c – ( )
d – ( ) e – ( ) f – ( )
g – ( ) h – ( )
|
|
PERGUNTAS:
Quem foi Tarsila do Amaral?
A – ( ) Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes Pintoras Brasileiras do movimento modernista.
B – ( ) Tarsila do Amaral foi uma grande professora de Arte Moderna em Paris.
Onde Tarsila do Amaral nasceu?
A – ( ) Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de Setembro de 1886.
B – ( ) Nasceu na cidade de Paris, em 1 de Dezembro de 1886.
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro. Qual o nome do Primeiro quadro de Tarsila de Amaral?
A – ( ) Cartão Postal
B – ( ) Sagrado Coração de Jesus.
Pinte somente as letras das Obras que são de Tarsila do Amaral:
A- Auto Retrato (1923)
B- Casa Amarela
C- Retrato de Oswald de Andrade
D- O Quarto em Arles
E- Estudo (Nu) (1923)
F- Monalisa
G- São Paulo – Gazo (1924)
H- Antropofagia (1929)
I- A Cuca (1924)
J- Pátio com Coração de Jesus (1921)
K- A Vinha Encarnada
L- Morro da Favela (1924)
M- A Família (1925)
N- Vendedor de Frutas (1925)
O- Coração de Jesus (1926)
P- Os Girassóis
Q- O Ovo ou Urutu (1928)
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura. Qual o nome do Professor que ensinou Tarsila do Amaral?
A – ( ) Oswald de Andrade (pintor)
B – ( ) Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
C – ( ) Mario de Andrade (pintor)
Qual desses foi marido de Tarsila do Amaral, Marque X na Opção correta:
A – ( ) Oswald de Andrade (pintor)
B – ( ) Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
C – ( ) Mario de Andrade (pintor)
Tarsila do Amaral retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922. Qual o nome desses integrantes?
A – ( ) Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del.
B – ( ) Tarsila do Amaral, Adriana Calcanhoto, Van Gogh, Leonardo da Vinci e Reynaldo Gianichini.
No final da década de 1920, Tarsila criou dois movimentos. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus. Qual o nome dos Movimentos criados?
A – ( ) Encantar e Criar.
B – ( ) Pau-Brasil e Antropofágico.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas:
A – ( ) Coração de Jesus (1926) e Os Girassóis (1928).
B – ( ) Abaporu (1928) e Operários (1933).
2 comentários:
PARABÉNS PELO BLOG, OBRIGADA PELA VISITA. BEIJOS. JOELMA COUTO.
Parabéns pelo seu trabalho.projeto ótimo!!!!
Postar um comentário
Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .
Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa