O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.
DURAÇÃO: Inicio em 03 de Abril de 2012 e término em 05 de Junho de 2012.
OBJETIVOS
Hoje, sabendo que há
problemas de ordem global que podem atingir e modificar o cotidiano
de todas as pessoas é preciso alertá-las, conscientizá-las sobre a
importância de preservar o nosso mundo, e nada melhor do que começar
pelas crianças, criando hoje a consciência ecológica do amanhã.
O trabalho permite que cada um aprenda de acordo com suas possibilidades, suas necessidades e seus interesses e que todos partilhem de conhecimentos comuns, por isso a escola deve oportunizar situações de aprendizagens que possibilitem ao aluno organizar sua própria vida e participar dela.
O trabalho permite que cada um aprenda de acordo com suas possibilidades, suas necessidades e seus interesses e que todos partilhem de conhecimentos comuns, por isso a escola deve oportunizar situações de aprendizagens que possibilitem ao aluno organizar sua própria vida e participar dela.
Para que os alunos
compreendam como os temas analisados estão presentes de diversas
formas no nosso dia-a-dia e reconheçam a sua importância, o
professor deve procurar trabalhar com questões práticas,
principalmente as que estiverem relacionadas com a sua realidade,
Incite-os ao exercício da observação e reflexão. E deixe claro
que atenção e conscientização sobre os elementos importantes para
o equilíbrio do Pantanal são deveres de todos os que buscam a
preservação da região.
O
Projeto Pantanal tem
como objetivo desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo
mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às
questões que se referem à preservação das espécies,
percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação,
estabelecendo algumas relações entre o modo de vida característico
de seu grupo social e o de outros grupos, em especial o do homem
pantaneiro, que é da região do Mato Grosso.
O projeto permite alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, etc.; com isso, enriquece o vocabulário, pois o Pantanal é um prato cheio em termos de vida e conhecimento, em constante movimento de formas, cores e sons.
O Projeto vem ao encontro da necessidade de se buscar novas alternativas capazes de enriquecer o ensino–aprendizagem. É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento. Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.
O projeto permite alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, etc.; com isso, enriquece o vocabulário, pois o Pantanal é um prato cheio em termos de vida e conhecimento, em constante movimento de formas, cores e sons.
O Projeto vem ao encontro da necessidade de se buscar novas alternativas capazes de enriquecer o ensino–aprendizagem. É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento. Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.
Estabelecer
um diálogo aberto com os alunos sobre o tema proposto, o Pantanal,
buscando constituir alguns questionamentos sobre o mesmo, e estes se
configurarão como temas de pesquisa, que serão explorados em sala e
fora dela. Os questionamentos propostos serão:
•
O que é Pantanal?
•
Onde fica o Pantanal?
•
Quem vive no Pantanal?
•
Que fauna e flora encontram lá?
•
Qual sua importância enquanto
reserva única da biosfera?
Estes
questionamentos culminarão no estudo dos ciclos da cheias no
Pantanal, na população pantaneira, além de proporcionar a
construção de um panorama à cerca da fauna e flora pantaneira bem
como na localização geográfica do Pantanal Sul-mato-grossense.
COMIDAS
TIPICAS
Arroz
carreteiro, Lingüiça de maracaju, Porco no Rolete, Churrasco
Pantaneiro, Peixes, quebra torto, macarrão pantaneiro, etc.
Macarrão tropeiro
Pintado com Bananas
Quebra-Torto
RECURSOS
E MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Durante
o desenvolvimento do Projeto, são utilizados vários instrumentos,
como: folhas de registros; produção da criança; desenhos; jogos;
atividades artísticas; trabalhos em equipes; participação durante
a conversa, em rodinha; listagens; e outros.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é contínua e sistemática, ou seja, durante todo o
processo de aprendizagem, o desenvolvimento do aluno é acompanhado
e, ao detectar dificuldades, são oferecidos subsídios para que ele
possa mudar seu comportamento; a habilidade do aluno, tudo o que ele
faz, pesquisa e traz para a sala de aula é valorizado; dessa forma,
a avaliação estimula e motiva o aluno a criar, inventar e
descobrir, por isso, ela deve ser orientadora e cooperadora dentro do
processo de ensino–aprendizagem.
Ao avaliar o aluno, o educador precisa levar em conta três dimensões:
Ao avaliar o aluno, o educador precisa levar em conta três dimensões:
1°
cognitiva
-enfatiza os processos mentais e os resultados obtidos;
2°
afetiva —
enfatiza sentimentos e emoções; e
3°
psicomotora —
focaliza as habilidades musculares e motoras.
CULMINÂNCIA:
Apresentação Cultural com danças típicas, comidas da terra e
mostra de trabalhos.
PROGRAMAÇÃO
03/04/2012
|
Atividade: O que é o Pantanal? Explicar ás
crianças o que é Pantanal, sua importância e onde fica. Pintar
o desenho do mapa do Pantanal
|
10/04/2012
|
Atividade: Quem vive no Pantanal? Identificar a
diferença entre homem da cidade e o Homem Pantaneiro, sua
cultura, sua alimentação e seu trabalho.
|
17/04/2012
|
Atividade: Que fauna encontra lá? Apresentar
os animais que vivem no Pantanal e seu habitar. Identificar e/ou
escrever os nomes dos animais, Pintar desenhos de animais.
|
24/04/2012
|
Atividade: Criar um Mosaico Coletivo em Papel
Pardo de um animal do Pantanal, cada professora escolhe o animal
de acordo com faixa etária de sua criança.
|
03/05/2012
|
Atividade: Criar uma maquete de Pantanal
individualmente com cada criança, elas irão desenvolver com
argila branca um animal que goste muito e de acordo com o animal
criado deve ser desenvolvido a maquete.
|
08/05/2012
|
Atividade: Que Flora encontra no Pantanal?
Apresentar ás nossas crianças os tipos de plantas que existem no
Pantanal, Pintar desenhos, identificar seu nome e/ou escrever.
|
15/05/2012
|
Atividade: Individualmente criar um tipo de
planta, sendo que cada turminha criará uma Planta diferente.
|
22/05/2012
|
Atividade: Passeio ao CRAS e parada para tirar
fotografias no Parque da Prefeitura em homenagem ao Pantanal.
|
29/05/2012
|
Atividade: Ao ar
livre => Contar História com fantoches, dedoches ou criar
teatrinho;
Brincar de dinâmicas, ou alguma atividade
interativa elaborada pela professora.
|
05/06/2012
|
Dia Mundial do
Meio Ambiente
Apresentação cultural e Mostra de trabalhos.
|
0 comentários:
Postar um comentário
Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .
Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa