.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto Pantanal




O
 Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.

DURAÇÃO: Inicio em 03 de Abril de 2012 e término em 05 de Junho de 2012.


OBJETIVOS
Hoje, sabendo que há problemas de ordem global que podem atingir e modificar o cotidiano de todas as pessoas é preciso alertá-las, conscientizá-las sobre a importância de preservar o nosso mundo, e nada melhor do que começar pelas crianças, criando hoje a consciência ecológica do amanhã.
O trabalho permite que cada um aprenda de acordo com suas possibilidades, suas necessidades e seus interesses e que todos partilhem de conhecimentos comuns, por isso a escola deve oportunizar situações de aprendizagens que possibilitem ao aluno organizar sua própria vida e participar dela.
Para que os alunos compreendam como os temas analisados estão presentes de diversas formas no nosso dia-a-dia e reconheçam a sua importância, o professor deve procurar trabalhar com questões práticas, principalmente as que estiverem relacionadas com a sua realidade, Incite-os ao exercício da observação e reflexão. E deixe claro que atenção e conscientização sobre os elementos importantes para o equilíbrio do Pantanal são deveres de todos os que buscam a preservação da região.
O Projeto Pantanal tem como objetivo desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às questões que se referem à preservação das espécies, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação, estabelecendo algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e o de outros grupos, em especial o do homem pantaneiro, que é da região do Mato Grosso.
O projeto permite alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, etc.; com isso, enriquece o vocabulário, pois o Pantanal é um prato cheio em termos de vida e conhecimento, em constante movimento de formas, cores e sons.
O Projeto vem ao encontro da necessidade de se buscar novas alternativas capazes de enriquecer o ensino–aprendizagem. É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento. Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.
Estabelecer um diálogo aberto com os alunos sobre o tema proposto, o Pantanal, buscando constituir alguns questionamentos sobre o mesmo, e estes se configurarão como temas de pesquisa, que serão explorados em sala e fora dela. Os questionamentos propostos serão:
O que é Pantanal?
Onde fica o Pantanal?
Quem vive no Pantanal?
Que fauna e flora encontram lá?
Qual sua importância enquanto reserva única da biosfera?
Estes questionamentos culminarão no estudo dos ciclos da cheias no Pantanal, na população pantaneira, além de proporcionar a construção de um panorama à cerca da fauna e flora pantaneira bem como na localização geográfica do Pantanal Sul-mato-grossense.



COMIDAS TIPICAS
Arroz carreteiro, Lingüiça de maracaju, Porco no Rolete, Churrasco Pantaneiro, Peixes, quebra torto, macarrão pantaneiro, etc.

 
Macarrão tropeiro

Pintado com Bananas

Quebra-Torto


RECURSOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Durante o desenvolvimento do Projeto, são utilizados vários instrumentos, como: folhas de registros; produção da criança; desenhos; jogos; atividades artísticas; trabalhos em equipes; participação durante a conversa, em rodinha; listagens; e outros.

AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e sistemática, ou seja, durante todo o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do aluno é acompanhado e, ao detectar dificuldades, são oferecidos subsídios para que ele possa mudar seu comportamento; a habilidade do aluno, tudo o que ele faz, pesquisa e traz para a sala de aula é valorizado; dessa forma, a avaliação estimula e motiva o aluno a criar, inventar e descobrir, por isso, ela deve ser orientadora e cooperadora dentro do processo de ensino–aprendizagem.
Ao avaliar o aluno, o educador precisa levar em conta três dimensões:
cognitiva -enfatiza os processos mentais e os resultados obtidos;  
afetiva — enfatiza sentimentos e emoções; e 
psicomotora — focaliza as habilidades musculares e motoras.

CULMINÂNCIA: Apresentação Cultural com danças típicas, comidas da terra e mostra de trabalhos.









PROGRAMAÇÃO
03/04/2012

Atividade: O que é o Pantanal? Explicar ás crianças o que é Pantanal, sua importância e onde fica. Pintar o desenho do mapa do Pantanal
10/04/2012
Atividade: Quem vive no Pantanal? Identificar a diferença entre homem da cidade e o Homem Pantaneiro, sua cultura, sua alimentação e seu trabalho.
17/04/2012 
Atividade: Que fauna encontra lá? Apresentar os animais que vivem no Pantanal e seu habitar. Identificar e/ou escrever os nomes dos animais, Pintar desenhos de animais.
24/04/2012
Atividade: Criar um Mosaico Coletivo em Papel Pardo de um animal do Pantanal, cada professora escolhe o animal de acordo com faixa etária de sua criança.
03/05/2012 
Atividade: Criar uma maquete de Pantanal individualmente com cada criança, elas irão desenvolver com argila branca um animal que goste muito e de acordo com o animal criado deve ser desenvolvido a maquete.
 08/05/2012
Atividade: Que Flora encontra no Pantanal? Apresentar ás nossas crianças os tipos de plantas que existem no Pantanal, Pintar desenhos, identificar seu nome e/ou escrever.
 15/05/2012
Atividade: Individualmente criar um tipo de planta, sendo que cada turminha criará uma Planta diferente.
 22/05/2012
Atividade: Passeio ao CRAS e parada para tirar fotografias no Parque da Prefeitura em homenagem ao Pantanal.
 29/05/2012
Atividade: Ao ar livre => Contar História com fantoches, dedoches ou criar teatrinho;
Brincar de dinâmicas, ou alguma atividade interativa elaborada pela professora.
 05/06/2012
 Dia Mundial do Meio Ambiente
Apresentação cultural e Mostra de trabalhos.


0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas