1.
Leia as palavras do quadro e observe o uso das letras c
e ç. (1,5)
lança
cana bacia doçura comida laço maçã loção maciez calendário acusado acelerar cebola
|
• Divida as palavras do quadro em
três grupos, conforme indicado.
C com som Q
|
C com som S
|
Ç com som S
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
· Complete
as palavras com c ou ç.
Negó___ ios palá___ io li___ en___ a Cúmpli___ e astu___ iosos ofere____ e A___ eitou denun___ iado anoite____ er Empalide___ eu ter___ eiro bra____ o A___ento estreme___ia fa___anha
2.
Observe
as palavras e responda: (0,5)
Tacho
passo rolha torre brinco cobre lenha
• O que
estas palavras têm em comum? _______________________________________________ .
·
Circule
os dígrafos delas.
3.
Separe
as sílabas conforme solicita a tabela: (1,0)
Palavras
|
Separe as sílabas
|
Dígrafo
|
excesso
|
|
|
aparelho
|
|
|
cassação
|
|
|
nascimento
|
|
|
crescimento
|
|
|
necessidade
|
|
|
queixa
|
|
|
almanaque
|
|
|
quilograma
|
|
|
abelhas
|
|
|
4.
Complete as frases com
palavras que apresentem dígrafos: (1,0)
a) O _____________________
do
vizinho latiu a noite inteira.
b)
O jogador ________________ a bola para
fora do gol.
c)
Tia Dorinha
acendeu o forno e colocou o bolo para ___________________ .
d)
Com o calor, o
sorvete da Bebel ______________________ todo.
e)
Adoro ver o sol __________________!
f)
Os __________________ de jubarte
mamam, em média, 100 litros de leite por dia.
5.
Preencha
as lacunas dos provérbios populares com as letras c, ss e s com som do fonema (s):
(1,0)
a) A a___ombração
____abe para quem apare___e.
b) A árvore
___e conhe___e pelos frutos.
c) A água ___ilen___iosa
é a mais perigo___a.
d) ____ave o
poço antes de ___entir ___ede.
e) Deus dá farinha,
ma___ não ama____a o pão.
6.
Ligue as
palavras da coluna à esquerda ao seu antônimo na coluna da direita: (1,0)
bonito triste
saudável pior
limpo doente
melhor sujo
alegre tristeza
felicidade feio
|
fazer desordem
gosto desgosto
aparecidos desfeito
abotoar desfazer
feito desaparecidos
ordem desabotoar
|
7.
Dê o sinônimo das palavras abaixo: (1,0)
f) encontrar: _____________________
g) preguiçoso: ___________________
h) repousar: _____________________
i) saltar: _______________________
j) querer: _______________________
|
a)
Residir: _______________
b)
Surgir: _______________
c)
Desaparecer: ___________
d)
Valente: ______________
e)
Distante: _____________
8.
Nas
frases a seguir, acentue as palavras oxítonas e as monossílabas tônicas, quando
necessário: (1,5)
a) Foi do
Sergipe ao Ceara. De la seguiu para o Para. Agora vive em Belem.
b) Alguem
chamou um táxi, ou iremos a pe?
c) O ouro não
e o metal mais precioso.
d) A vovo não
esta feliz com a feira que o vovo fez. O abacaxi e o jilo estavam passados; o
pe de alface estava murcho.
e) O vento
cobriu de po tudo o que havia na casa. O sofa mudou de cor. A colcha branca da cama
tambem.
f)
Voce ja
comeu canape de pepino?
Separe, na
tabela a seguir, as palavras que você acentuou.
terminadas
em a
|
terminadas
em em
|
terminadas
em o
|
terminadas
em e
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9.
Divida as palavras em sílabas, escreva a sílaba tônica
e classifique-as quanto à tonicidade: (1,5)
Palavra
|
Divisão Silábica
|
Sílaba Tônica
|
Classificação
|
própria
|
|
|
|
túmulo
|
|
|
|
manhã
|
|
|
|
viçosa
|
|
|
|
mistério
|
|
|
|
pajé
|
|
|
|
mandioca
|
|
|
|
lágrima
|
|
|
|
amor
|
|
|
|
tamanduá
|
|
|
|
elefante
|
|
|
|
cágado
|
|
|
|
jaguatirica
|
|
|
|
chimpanzé
|
|
|
|
dromedário
|
|
|
|
camelo
|
|
|
|
girafa
|
|
|
|
hipopótamo
|
|
|
|
víbora
|
|
|
|
jacaré
|
|
|
|
Vi que as árvores são mais competentes em
auroras do que os homens.
Vi que as tardes são mais aproveitadas pelas garças do que pelos homens.
Vi que as águas têm mais qualidades para a paz do que os homens.
Vi que as andorinhas sabem mais das chuvas do que os cientistas.
Poderia narrar muitas coisas ainda que pude ver do ponto de vista de uma borboleta.
Ali até o meu fascínio era azul.
Vi que as tardes são mais aproveitadas pelas garças do que pelos homens.
Vi que as águas têm mais qualidades para a paz do que os homens.
Vi que as andorinhas sabem mais das chuvas do que os cientistas.
Poderia narrar muitas coisas ainda que pude ver do ponto de vista de uma borboleta.
Ali até o meu fascínio era azul.
Manoel de Barros em Borboletas
0 comentários:
Postar um comentário
Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .
Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa