.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

sábado, 20 de abril de 2013

Atividades de Ortografia e Gramática - sinônimos, antônimos, sílaba tônica, acentuação tônica, dígrafos, etc...



1.     Leia as palavras do quadro e observe o uso das letras c e ç. (1,5)

lança   cana       bacia       doçura       comida        laço         maçã        loção maciez                       calendário               acusado           acelerar         cebola 
 



• Divida as palavras do quadro em três grupos, conforme indicado.

C com som Q
C com som S
Ç com som S
















·       Complete as palavras com c ou ç.
Negó___ ios        palá___ io            li___ en___ a       Cúmpli___ e          astu___ iosos            ofere____ e           A___ eitou               denun___ iado        anoite____ er          Empalide___ eu        ter___ eiro              bra____ o                   A___ento               estreme___ia           fa___anha

2.     Observe as palavras e responda: (0,5)
Tacho           passo           rolha         torre          brinco        cobre         lenha

• O que estas palavras têm em comum? _______________________________________________ .
·       Circule os dígrafos delas.

3.     Separe as sílabas conforme solicita a tabela: (1,0)
Palavras
Separe as sílabas
Dígrafo
excesso


aparelho


cassação


nascimento


crescimento


necessidade


queixa


almanaque


quilograma


abelhas
















4.     Complete as frases com palavras que apresentem dígrafos: (1,0)
a)     O _____________________ do vizinho latiu a noite inteira.
b)    O jogador ________________ a bola para fora do gol.
c)     Tia Dorinha acendeu o forno e colocou o bolo para ___________________ .
d)    Com o calor, o sorvete da Bebel ______________________ todo.
e)     Adoro ver o sol __________________!
f)      Os __________________ de jubarte mamam, em média, 100 litros de leite por dia.

5.     Preencha as lacunas dos provérbios populares com as letras c, ss e s com som do fonema (s): (1,0)

a) A a___ombração  ____abe para quem apare___e.
b) A árvore ___e conhe___e pelos frutos.
c) A água ___ilen___iosa é a mais perigo___a.
d) ____ave o poço antes de ___entir ___ede.
e) Deus dá farinha, ma___ não ama____a o pão.

6.     Ligue as palavras da coluna à esquerda ao seu antônimo na coluna da direita: (1,0)
bonito                               triste
saudável                          pior
limpo                              doente
melhor                              sujo
alegre                            tristeza
felicidade                            feio
fazer                              desordem
gosto                             desgosto
aparecidos                     desfeito
abotoar                          desfazer
feito                         desaparecidos
ordem                      desabotoar
 








7.    
f) encontrar: _____________________
g) preguiçoso: ___________________
h) repousar: _____________________
i) saltar: _______________________
j) querer: _______________________
Dê o sinônimo das palavras abaixo: (1,0)
a)     Residir: _______________
b)     Surgir: _______________
c)     Desaparecer: ___________
d)     Valente: ______________
e)     Distante: _____________

8.     Nas frases a seguir, acentue as palavras oxítonas e as monossílabas tônicas, quando necessário: (1,5)

a) Foi do Sergipe ao Ceara. De la seguiu para o Para. Agora vive em Belem.
b) Alguem chamou um táxi, ou iremos a pe?
c) O ouro não e o metal mais precioso.
d) A vovo não esta feliz com a feira que o vovo fez. O abacaxi e o jilo estavam passados; o pe de alface estava murcho.
e) O vento cobriu de po tudo o que havia na casa. O sofa mudou de cor. A colcha branca da cama tambem.
f)      Voce ja comeu canape de pepino?

Separe, na tabela a seguir, as palavras que você acentuou.

terminadas em a
terminadas em em
terminadas em o
terminadas em e

























9.     Divida as palavras em sílabas, escreva a sílaba tônica e classifique-as quanto à tonicidade: (1,5)

Palavra
Divisão Silábica
Sílaba Tônica
Classificação
própria



túmulo



manhã



viçosa



mistério



pajé



mandioca



lágrima



amor



tamanduá



elefante



cágado



jaguatirica



chimpanzé



dromedário



camelo



girafa



hipopótamo



víbora



jacaré






Vi que as árvores são mais competentes em auroras do que os homens.
Vi que as tardes são mais aproveitadas pelas garças do que pelos homens.
Vi que as águas têm mais qualidades para a paz do que os homens.
Vi que as andorinhas sabem mais das chuvas do que os cientistas.
Poderia narrar muitas coisas ainda que pude ver do ponto de vista de uma borboleta.
Ali até o meu fascínio era azul.
Manoel de Barros em Borboletas

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas