1. Escreva
como lemos os números decimais:
a) 0,02 =
|
b)1,601 =
|
c) 9 =
|
d)
9, 69 =
|
e) 2, 89 =
|
f) 7, 999 =
|
g)5,4 =
|
h)4, 1 =
|
i) 0,999 =
|
j) 123, 5 =
|
k)52, 85
|
l) 989,2 =
|
m)
58, 123 =
|
n)0,5 =
|
o)82, 09 =
|
p)9, 999 =
|
2. Escreva
os números acima no quadro valor de lugar:
Parte Inteira
|
Virgula
|
Parte Decimal
|
||||
Centenas
|
Dezenas
|
Unidades
|
,
|
Décimos
|
Centésimos
|
Milésimos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Escreva
a leitura e a representação decimal de cada fração:
a) 6 =
______________________________________________ ___________________
10
b)5 =
______________________________________________ ___________________
100
c) 28 =
______________________________________________ ___________________
100
d)
36 =
_____________________________________________ ___________________
1000
e) 172
= ______________________________________________ ___________________
1000
f) 135 =
_____________________________________________ ___________________
100
g)28 =
______________________________________________ ___________________
10
h)257 =
_____________________________________________ ___________________
1000
i) 1620
= _____________________________________________ ___________________
1000
j) 96
= _______________________________________________ ___________________
100
4. Escreva
a leitura e a representação fracionária de cada número decimal:
a)
0,45
=________________________________________________ _________
b) 7,62
=________________________________________________ _________
c)
5,86 =________________________________________________ _________
d) 4,4
=________________________________________________ _________
e)
0,093
=________________________________________________ _________
f)
0,003
=________________________________________________ _________
g) 2,574
=________________________________________________ _________
h) 5,011
=________________________________________________ _________
i)
3,47
=________________________________________________ _________
j)
0,09 =________________________________________________ _________
5. Compare
os números decimais e coloque corretamente os sinais > , < , = .
a) 0,8 0,18
|
d) 21,2 2,12
|
g)
1,23 0,123
|
j) 9,909 9,009
|
b) 1,4
1,2
|
e) 2,01 2,010
|
h) 3,01 3,010
|
k) 6,3 6,30
|
c) 3,7 3,75
|
f) 0,05 0,50
|
i) 1,2 1,20
|
l) 2,9 2,900
|
6. Complete
as sequências com os números que estão faltando:
a) 0
0,1 0,2 _____
0,4 ______ ______
0,7 ______ 0,9 _________ .
b)7,34 ________
7,36 7,37 _________
_______ 7,40 .
c) 625
62,5 ___________ 0,625 .
7. Conforme o exemplo, escreva a representação
decimal e a fração decimal:
16 centésimos =
0,16 = 16
100
a)
5 décimos = _______________________________________ =
_______________
b) 2
inteiros e 4 décimos = ______________________________ = ______________
c)
1 inteiro e 235 milésimos = ___________________________
= _______________
d) 42
milésimos = _______________________________________ = _______________
e)
3 centésimos = _______________________________________
= _______________
f)
4 inteiros e 86 centésimos =
____________________________ = _______________
8. Operações com números decimais, Arme e Efetue:
*Não esqueça
que na adição e na subtração a vírgula fica embaixo de vírgula e nessas
operações devemos completar com zero a ordem decimal do número, quando for
necessário.
a)
0,423 +
0,019 =
|
b) 3,20 + 2,64 =
|
c)
0,65 + 098
=
|
d) 0,589 + 0,397 =
|
e)
2,36 +
16,430 =
|
f)
175,3+
32,8 +6,4 =
|
g) 0,008 + 5,423 + 1,971=
|
h) 2,926+3,165+0,476 =
|
i)
5,893 +
1,007 + 16,304 =
|
j)
0,98 –
0,56 =
|
k) 5,625 – 3,439=
|
l)
1,37 –
0,82 =
|
m) 0,068 – 0,009 =
|
n) 135,6 – 47,8 =
|
o) 3,432 – 0,758 =
|
p) 8,750 – 6,568 =
|
q) 22,55 – 8,73 =
|
r)
13,29 –
6,97 =
|
9. Arme
e efetue as multiplicações e as divisões:
Dicas para Multiplicação: Não se
esqueça de que a ordem decimal pode também ser chamada casa decimal. Para
multiplicar números decimais, efetuamos a operação como se fossem números
inteiros e no produto colocamos a vírgula, considerando o total de casas
decimais dos fatores.
a)
4,6 x 0,3
=
|
b) 61,43 x 12 =
|
c)
7,85 x 5 =
|
d) 0,895 x 5 =
|
e)
18,34 x
3,2 =
|
f)
21,2 x 0,5
=
|
g) 2,49 x 4 =
|
h) 16,48 x 7 =
|
i)
0,12 x 3 =
|
j)
3,75 / 15
=
|
k) 17/2 =
|
l)
2 / 5 =
|
m) 4,2 / 2 =
|
n) 9,72 / 3 =
|
o) 35 /8 =
|
p) 1,306 / 0,16
|
q) 0,084 / 2,8 =
|
r)
0,63 /
0,126 =
|
Dicas para Divisão: Para dividir
números decimais, igualamos o número de ordens decimais do dividendo e do
divisor, eliminamos as vírgulas e efetuamos a divisão como se fossem números
inteiros.
Quando o
dividendo é menor que o divisor, colocamos zero e vírgula no quociente e zero à
direita do dividendo. Em seguida, efetuamos normalmente a divisão.
10. Problemas:
Leia, Pense e Resolva.
a)
Izadora usou 0,25 de um tablete de margarina de 200gr
para fazer biscoitos e 0,50 do mesmo tablete para fazer um bolo. Quantos gramas
Carina utilizou do tablete de margarina?
b) Izadora
já utilizou ______ do tablete de margarina, quanto sobrou para Isis?
c)
De uma peça de 10 metros de renda, Nathália usou 8,25.
Quantos metros de renda restaram?
d) A
escola de João Pedro está montando cestas básicas. Os alunos estão doando
alimentos: o 5°A doou 12,8kg de alimentos e o 5°B 19,2kg. Quantos quilos foram
doados pelas duas turmas juntas?
e)
Julia foi jogar vôlei, o professor explicou que a
altura da rede em um jogo de vôlei masculino deve ser 2,42 metros e, em um jogo
feminino 2,24 metros. Em que jogo a rede deve ter altura maior? Qual a
diferença entre as duas alturas?
f)
Ryan está evitando usar o carro para ajudar diminuir a
poluição atmosférica. Usando sua bicicleta para atividades do dia a dia, ele
percorreu 3,25 quilômetros na parte da manhã e 1,34 quilômetros na parte da
tarde. Quantos quilômetros ele percorreu a mais pela manhã?
g) João
Carlos e seu irmão Walfrido estão fazendo brinquedos com material reciclável.
Walfrido gastou 0,04 de uma caixa para fazer um brinquedo, e João Carlos gastou
seis vezes mais para fazer o mesmo brinquedo. Quanto de papelão João Carlos
gastou?
h) No
restaurante de Yuggo, são consumidos 58 sacos de feijão em 1 mês. Quanto saco
de feijão esse restaurante gastará em um ano?
i)
Leonardo está fazendo pipas para brincar, comprou um
rolo de barbante de 50 metros, retirou desse rolo 9 pedaços de 4,25 metros, para
fazer 9 pipas. Quantos metros de barbante restaram no rolo?
j)
Vitor mora em um prédio que tem 12 andares. Se cada
andar tem 2,8 metros de altura, qual é a altura total desse prédio?
k) Lucas
tem uma fábrica de tecidos, suas peças têm 55 metros. Para serem vendidas no
varejo como retalhos, as peças são vendidas, algumas em 10 partes iguais e
outras em 100 partes iguais. Escreva as medidas dos retalhos quando a peça é
dividida em:
a)
10 partes = ___________ b) 100 partes = ____________
l)
Samara mora em uma avenida de 4500 metros, foram
colocadas lixeiras a cada 100 metros. Quantas lixeiras foram colocadas nessa
avenida?
0 comentários:
Postar um comentário
Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .
Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa