.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão: como as crianças reagem a essa mudança?


Uma hora pode parecer pouco, mas ela afeta a rotina do seu filho. Veja dicas para driblar os efeitos do novo horário

Thais Paiva

  shutterstock
Tirar seu filho da cama cedo costuma ser difícil? Então você vai precisar de um pouquinho mais de paciência a partir da próxima semana. Isso porque, a partir da 0h deste domingo, 21, começa o horário de verão (que vai até 17 de fevereiro de 2013). O adiantamento do relógio em uma hora - que ocorre para quem mora nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e no estado de Tocantins - pode afetar o relógio biológico do seu filho (e o seu, claro!). 

Apesar das vantagens de ganhar uma hora sob a luz do sol, e a possibilidade de brincar mais tempo ao ar livre com as crianças (sem contar a economia da energia do país, o principal objetivo da ação), dormir uma hora a menos na primeira semana provoca reações adversas no organismo.
A principal consequência é a alteração do sono. Segundo Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas (SP), isso acontece porque o hormônio regulador do sono, chamado melatonina, é acionado pela falta de luz. Como “escurece” mais tarde durante o horário de verão (lá pelas 20h ainda pode estar claro), essa dinâmica é alterada.
As crianças que têm rotina mais consolidada – vão à escola e participam de atividades com horários marcados - costumam sofrer mais, já que precisam manter sua agenda mesmo que não tenham dormido bem na noite anterior. Por causa disso, ficam mais irritadas, sonolentas e até manhosas. A boa notícia é que o período de adaptação acontece em até uma semana.

Para driblar os efeitos do novo horário 
- Não estranhe se o apetite do seu filho diminuir. Isso é normal, já que ele terá de comer uma hora mais cedo. “Vale nos primeiros dias oferecer à criança uma dieta mais leve e até priorizar os alimentos favoritos dela”, diz Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP). Depois, gradualmente, volte com a alimentação normal. 

- Para que o seu filho durma a quantidade de horas diárias de que ele precisa (veja tabela por idade), um dia antes da mudança de horário, coloque-o para deitar um pouco mais cedo. Nos outros dias, faça com que o ritual para dormir comece antes do que o comum. Se a criança adormece normalmente em 30 minutos, ela pode demorar mais do que isso durante a fase de adaptação ao novo horário. 

- Evite alimentos pesados e estimulantes, como refrigerante e chocolate, antes da hora de dormir. E não inicie atividades físicas neste período, para não agitar as crianças. 

- Crie em casa um ambiente tranquilo. Faça uma massagem no seu filho, leia um livro, invente uma história ou coloque uma música calma. Isso vai ajudá-lo a relaxar. 

Outra fonte: Wylma Hossaka, chefe do Pronto Atendimento Infantil da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Já curtiu a CRESCER no Facebook?

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas