.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Projeto Manoel de Barros - Lembranças da Infância por Memórias Inventadas

 



  1. Tema: Manoel de Barros
Título: Lembranças da Infância por memórias inventadas de ... (nome do aluno)

  1. Duração: anual

  1. Justificativa: O universo de Manoel de Barros é a invenção ou reinvenção?
Desenvolver com as crianças o senso crítico sobre as obras de Manoel, identificando se as histórias contadas no livro Memórias Inventadas – a infância é real ou somente criação da imaginação de nosso querido autor. Fazer também com que os alunos criem um portfólio com as memórias inventadas deles em sua infância, saber o conhecimento prévio das crianças sobre Manoel e suas Obras.

  1. Objetivos Gerais:
·         Apresentar a Biografia de Manoel de Barros e a escolha do nome da escola.
·         Desenvolver o prazer pela leitura e pela escrita centrando a formar o senso critica e reflexivo das crianças.
·         Estimular a criatividade, trabalhar a ortografia e a lingüística.
·         Escrever um Pequeno livro.

  1. Mapa Conceitual:

Manoel de Barros
Conhecimentos prévios
Biografia
História do nome da Escola
Obra escolhida
Memórias Inventadas
Interpretação
Ilustração
Releitura
Estudo do vocabulário
Pequeno Livro
  1.  Recortes Temáticos:
Conteúdos
Objetivos específicos
Material
Procedimento
Biografia
Apresentar Manoel de Barros aos alunos e suas principais obras infantis, Identificar a importância do poeta e do seu reconhecimento.
Vídeo Documentário "Só dez por cento é mentira" sobre a vida e a obra 
Postar como tarefa no AVA




Memórias Inventadas
Desenvolver as produções textuais através da escrita das cças com as memórias da infância delas.
Leitura e cópia dos poemas do Livro Memórias Inventadas e atividades de Produção de texto.
Atividades de Língua Portuguesa desenvolvidas dentro e fora da escola.


Cronograma
DIA
ATIVIDADES
07/02/2013
Conversaremos sobre Manoel de Barros, eles irão falar o que já sabem sobre o poeta e quais poemas conhecem, após esse momento apresentarei o livro “Memórias Inventadas – A Infância”

Passar um vídeo com documentário sobre o poeta 8m30seg.

Vou ler o poema: A Escova. Então, vamos conversar sobre o poema e eles irão escrever numa folha o que eles escovam o dia inteiro e ilustrar seu desenho.
26/03/2013
Registrar em folha o que sabem sobre Manoel de Barros.
12/03/2013
Apresentar o poema “Obrar” e aplicar  a interpretação do texto, buscar como antes as palavras eram usadas e as crianças deverão escrever um texto sobre o que elas já obraram na sua infância de 2 anos.
26/03/2013
Apresentar o poema “Pente”, e instruí-los a escrever um texto imaginando esse pente inserido na natureza e de que forma eles imagina isso.
09/04/2013
Apresentar o poema “Parrrede” – abordar sobre castigos em casa e levá-los a escrever sobre os castigos domésticos aplicados hoje em nossa década.
23/04/2013
Apresentar o poema “Ver” e instruí-los a escrever um texto sobre os animais que eles mais gostam e o que gostam de Ver eles fazendo.
21/05/2013
Apresentar o poema “O lavador de pedra”, é um poema que descreve a infância dele com o avô, então as crianças irão descrever memórias que tem com os avos.
18/06/2013
Apresentar o poema “fraseador” – esse poema relata da escolha da profissão de Manoel, as cças deverão descrever qual a profissão desejam em sua vida e porque.
30/07/2013
Apresentar o poema “Cabeludinho” – relatar em um texto imaginário o que aprenderam de novo nas palavras em suas férias.
13/08/2013
Apresentar o poema “O apanhador de desperdícios” – O que desperdiçamos?
27/08/2013
Apresentar o poema “Brincadeiras” – Escrever o que mais gostam de brincar.

·         Assistir o filme “Só dez por cento é mentira”
10/09/2013
Apresentar o poema “A rã” -  escrever um texto com o tema “Sendo que importância de uma coisa ou de um ser não é tirada pelo tamanho ou volume do ser”
24/09/2013
Apresentar o poema “Caso de Amor” – escrever um texto sobre as coisas que mais mama no mundo e do caso de amor que tem com seus pais.

·         Aula Passeio.
01/10/2013
Apresentar o poema “Latas” – e instruí-los a escrever um texto sobre sustentabilidade.
22/10/2013
Apresentar o poema “Achadouros” – Escrever sobre os maiores feitos na infância.
05/11/2013
Apresentar o poema “Sobre Sucatas” – escrever um texto sobre as coisas que eles acreditam que não serão sucatas.
19/11/2013
Encerramento com músicas do CD Crrianceiras e cada um terá que ler um de seus poemas.

·         Se for possível ir até a faculdade UNIDERP Anhanguera ver e conhecer o acervo que foi doado á eles ou até a Fundação Manoel de Barros.

BIBLIOGRAFIA:

                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Barros
                         http://www.fmb.org.br//index.php?idp=1&idnot=652


“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocham a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”, declara o poeta Manoel de Barros a respeito de suas obras.


Atividades:


O que eu sei sobre Manoel de Barros
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que são Memórias Inventadas
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocham a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”
Declara o poeta Manoel de Barros a respeito de suas obras.



Poema “A Escova”
Título: _______________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Manoel de Barros – Memórias Inventadas*
Eu tinha vontade de fazer como os dois homens que vi sentados na terra escovando osso. No começo achei que aqueles homens não batiam bem. Porque ficavam ali sentados na terra o dia inteiro escovando osso. Depois aprendi que aqueles homens eram arqueólogos. E que eles faziam o serviço de escovar osso por amor. E que eles queriam encontrar nos ossos vestígios de antigas civilizações que estariam enterrados por séculos naquele chão. Logo pensei de escovar palavras. Porque eu havia lido em algum lugar que as palavras eram conchas de clamores antigos. Eu queria ir atrás dos clamores antigos que estariam guardados dentro das palavras. Eu já sabia também que as palavras possuem no corpo muitas oralidades remontadas e muitas significâncias remontadas. Eu queria então escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma. Para escutar os primeiros sons, mesmo que ainda bígrafos. Comecei a fazer isso sentado em minha escrivaninha. Passava horas inteiras, dias inteiros fechado no quarto, trancado, a escovar palavras. Logo a turma perguntou: o que eu fazia o dia inteiro trancado naquele quarto? Eu respondi a eles, meio entressonhado, que eu estava escovando palavras. Eles acharam que eu não batia bem. Então eu joguei a escova fora.

Poema Obrar de Manoel de Barros

Naquele outono, de tarde, ao pé da roseira de minha avó, eu obrei.Minha avó não ralhou nem.
Obrar não era construir casa ou fazer obra de arte.
Esse verbo tinha um dom diferente, Obrar seria o mesmo que cacarar.
Sei que o verbo cacarar se aplica mais a passarinhos
Os passarinhos cacaram nas folhas nos postes nas pedras do rio nas casas.
Eu só obrei no pé da roseira da minha avó, Mas ela não ralhou nem.
Ela disse que as roseiras estavam carecendo de esterco orgânico.
E que as obras trazem força e beleza às flores.
Por isso, para ajudar, andei a fazer obra nos canteiros da horta.
Eu só queria dar força às beterrabas e aos tomates.
A vó então quis aproveitar o feito para ensinar que o cago não é uma coisa desprezível.
Eu tinha vontade de rir porque a vó contrariava os ensinos do pai.
Minha avó, ela era transgressora.
No propósito ela me disse que até as mariposas gostavam de roçar nas obras verdes.
Entendi que obras verdes seriam aquelas feitas no dia.
Daí que também a vó me ensinou a não desprezar as coisas desprezíveis, E nem os seres desprezados.


Livro: Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008
.............................................................................................................................................................................
·        Manoel de Barros revelou nesse poema uma situação que nos faz rir, Você também com certeza já passou e se lembra de alguma situação que poderá contar aos seus netos e irão rir muito juntos. Escreva um paragrafo sobre uma situação da sua infância de 2 anos até agora que seja muito engraçada:







·       Procure no dicionário palavras do poema que você não conhecia:







·       Quais foram as pessoas que participaram dessa situação engraçada na sua infância, e explique porque a situação se tornou tão engraçada entre seus familiares:
_______________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
·       Que lição seus avos já lhe ensinaram? Escreva pelo menos duas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Poema Pente: na obra do escritor, uma certa poesia do “des”. Mas, o que seria isto? A poesia do “des” em Manoel de Barros é a poesia da negação, da desconstrução incessante e radical, é a poesia do sempre
inatingível e, portanto, obscuro.
Desinventar objetos: O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Ou uma gravanha, ele está propondo uma poética que vai levar a linguagem às últimas consequências, pois vai desabrigar a palavra de seu sentido usual.

Desobjeto 

O menino que era esquerdo viu no meio do quintal um pente. O pente estava próximo de não ser mais um pente. Estaria mais perto de ser uma folha dentada. Dentada um tanto que já se havia incluído no chão que nem uma pedra, um caramujo, um sapo. Era alguma coisa nova o pente. O chão teria comido logo um pouco de seus dentes. Camadas de areia e formigas roeram seu organismo. Se é que um pente tem organismo. O fato é que o pente estava sem costela (...) Perdera sua personalidade. Estava encostado às raízes de uma árvore e não servia mais nem pra pentear macaco. O menino que era esquerdo e tinha cacoete pra poeta, justamente ele enxergara o pente naquele estado terminal. E o menino deu pra imaginar que o pente, naquele estado, já estaria incorporado à natureza como um rio, um osso, um lagarto. Eu acho que as árvores colaboravam na solidão daquele pente.

O poema de Manoel de Barros nos remete ao tempo da dissolução do objeto e dos múltiplos destinos de um desobjeto. Um pente, agora convertido em matéria da solidão das árvores, em novos devires de rio, osso e lagarto. O artefato se translada à natureza e torna-se objeto-ponte, ícone da passagem entre mundos.
·        Com base nas memórias inventadas de Manoel de Barros, escreva um texto sobre algum objeto que você quando criança mais jovem, ou ainda nessa idade, usou com outros sentidos ou algo que no seu intimo era imaginário e ninguém mais conhecia. Conte em pequenas linhas, com três parágrafos usando introdução, desenvolvimento e conclusão. Não esqueça de caprichar na letra e criar um título para seu texto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________ 


Parrrede

Quando eu estudava no colégio, interno, eu fazia pecado solitário.
Um padre me pegou fazendo.
- Corrumbá, no parrrede!
Meu castigo era ficar em pé defronte a uma parede e decorar 50 linhas de um livro.
O padre me deu pra decorar o Sermão da Sexagésima de Vieira.
- Decorrrar 50 linhas, o padre repetiu.
O que eu lera por antes naquele colégio eram romances de aventura, mal traduzidos e que me davam tédio.
Ao ler e decorar 50 linhas da Sexagésima fiquei embevecido. E li o Sermão inteiro.
Meu Deus, agora eu precisava fazer mais pecado solitário!
E fiz de montão.
- Corrrumbá, no parrrede!
Era a glória, eu ia fascinado pra parede.
Desta vez o padre me deu o Sermão do Mandato, decorei e li o livro alcandorado.
Aprendi a gostar do equilíbrio sonoro das frases, gostar quase até do cheiro das letras.
Fiquei fraco de tanto cometer pecado solitário, Ficar no parrrede era uma glória.
Tomei um vidro de fortificante e fiquei bom.
A esse tempo também eu aprendi a escutar o silêncio das paredes.

Para compreender a Poesia:
1.      Qual era o castigo que o padre dava á Manoel de Barros?
______________________________________________________________________________________________ .
2.      Qual o nome do primeiro livro que Manoel leu por causa do castigo?
______________________________________________________________________________________________ .
3.      Quais os tipos de livros que Manoel lia no colégio, antes do castigo da parrrede?
______________________________________________________________________________________________ .
4.      Assinale a alternativa que representa o verdadeiro motivo do título do texto:
a.      (   ) O nome Parrrede era porque ele ainda não sabia escrever direito.
b.      (   ) O nome Parrrede era porque o padre tinha sotaque estrangeiro.

5.      Por que o padre chamava Manoel de Barros de Corrrumbá?
______________________________________________________________________________________________ .
6.      O castigo dado pelo padre ensinou em que Manoel de Barros gostar mais de escrever?
_____________________________________________________________________________________________ .
*Com marcador de texto grife no texto a parte que comprova sua resposta.

Agora vamos debater as situações de hoje:
·        Quando você faz alguma coisa que não é permitido na escola o que acontece?
(   ) A professora te coloca de castigo na parede.
(   ) A professora tira o direito de participar de alguma atividade.

·        E em casa quando você faz algo que não deveria o que acontece? _______________________________________
_______________________________________________________________________________________________

·        Você achou correto o padre pôr Manoel de Barros de castigo na parede e ter que decorar 50 linhas de livros? Por quê? ______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

·        Descreva uma situação que você foi castigado em casa e depois acabou rindo da situação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .



Ver

Eu tenho um ermo enorme dentro do olho. Por motivo do ermo não fui um menino peralta. Agora tenho saudade do que não fui. Acho que o que faço agora é o que não pude fazer na infância. Faço outro tipo de peraltagem. Quando eu era criança eu deveria pular muro do vizinho para catar goiaba. Mas não havia vizinho. Em vez de peraltagem eu fazia solidão. Brincava de fingir que pedra era lagarto. Que lata era navio. Que sabugo era um serzinho mal resolvido e igual a um filhote de gafanhoto.
Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação.
Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as árvores.

Escreva um texto discursivo sobre seu animal preferido e as brincadeiras de crianças.
·   Não perca de vista – o discurso deve ter: apresentação de quem o profere, a quem ele dirige, uso da primeira pessoa, encadeamento lógico para reforçar a seriedade das ideias apresentadas, agradecimento final.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .


0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas