.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto Sobre água - “ A água nossa de cada dia”


Campo Grande, MS, 2013
Professora Paola Massa
Sala 4° ano



Projeto sobre a água

  1. Tema: Água
Titulo: “ A água nossa de cada dia”

  1. Duração: Mês Março

  1. Justificativa: Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

  1. Objetivos Gerais:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

5.      Mapa Conceitual:

Água
Conhecimentos Prévios
Sua Importância para o Ser Humano
Necessidade de se Economizar
Ciclo da água
Poluição na natureza
Cuidados necessários
Estados físicos da água
Como conservar e preservar
Existência de água no nosso corpo e nos alimentos


  1. Recortes Temáticos:
Conteúdos
Objetivos específicos
Material
Procedimento
·         O que eu sei?
·         Importância da água e atividades.
·         Roda de poema
Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
·         Textos informativos
·         Poema da àgua (Kátia Silva)
Atividades em sala e na roda de leitura.
Os três estados físicos da água e o Ciclo da àgua
Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
04 copos de vidro, gelo, chaleira, água, fogão.
Vídeo sobre a agua.
Mostrarei os três estados físicos da água e as etapas para sua transformação.
Carta 2070
Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive
Envelope e papel para escrever a carta
Elaborar uma carta para as próximas gerações.
Culminância
Elaborar cartazes para a Passeata
Cartolina, Canetão e figuras.
Manual e Coletivo




  1. 7. Cronograma
Dia
Atividades
01/03/2013
Iniciar a aula lendo o poema da Katia Silva sobre a água. Ouvir os conhecimentos prévios que eles têm sobre a água, registrar no caderno. Ler um texto informativo sobre a importância da água e aplicar atividades.
Tarefa: Trazer uma pesquisa sobre a quantidade de água no corpo humano e nos alimentos.
07/03/2013
Dia da Roda de Poema, pedir á criança responsável pela semana para trazer um poema relacionado á água.
08/03/2013
Realizar experiências com os três estados físicos da água e Observação do ciclo da água
13/03/2013
Dia da Roda de Noticia, pedir á criança responsável pela semana para trazer uma noticia sobre água.
15/03/2013
Escrever uma carta para a geração de 2070, netos e bisnetos sucessores, desculpando-se pelo mau uso que um dia fez da água enquanto jovem e que em 2070 será algo em extinção no planeta terra.
Tarefa: Trazer a conta de água para observar o consumo diferenciado em cada residência.
19/03/2013
Passeio á uma estação de tratamento de água e realizar uma entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
22/03/2013
Elaborar cartazes para a Passeata






8. Avaliação: 

Alunos
Participou
Teve Interesse
Registrou
Como?
Aplicou o objetivo
Não atingiu os objetivos
Dificuldades
Em que?
Realizou a Entrevista





























































































Texto para Caderno:
A Água nos Ambientes da Terra


      Muitos ambientes são bastante úmidos, como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Nesses ecossistemas, a diversidade de seres vivos é grande. A mata Atlântica, por exemplo, apresenta uma vegetação bastante variada, que contém desde grandes árvores até pequenas orquídeas e bromélias, além, de várias espécies de animais.
      Outros ambientes, como Caatinga, localizada no Sertão Nordestino, são quentes e com água. Nesses ambientes há poucos seres vivos, e aqueles que vivem neles possuem adaptações especiais em seu corpo. Um exemplo disso são os cactos, como essas plantas possuem folhas transformadas em espinhos, a perda de água pela transpiração é mínima, ao contrário do que ocorreria caso suas folhas tivessem um formato normal.
      A água é tão importante que os cientistas afirmam que a vida existente no planeta teria surgido nela. Hoje, conhecemos muitos seres vivos que têm na água seu habitat  como as algas e os peixes. Além disso, a água é a substância encontrada em maior quantidade no corpo de todos os seres vivos, o corpo humano é formado por 70% de água, assim se um corpo tem 50 quilos ele possui cerca de 35 quilos de água.
Observe outros exemplos:
·         Frutas, verdura e certos vegetais aproximadamente 90% ou mais de água na porção comestível.
Ex.: Tomates têm 94% de água, a melancia tem 98%.
·         Carnes com teor de umidade dependerá da porcentagem de gordura presente, mas em geral apresentam de 50-70%.
Ex.: O corpo de uma galinha possui cerca de 70%.
·         Cereais são os que, entre os alimentos, possuem os menores valores de conteúdo de água, aproximadamente 10-12%.
·         Os óleos e as gorduras contêm apenas traços, mas produtos processados com elevados teores de gordura apresentam teores consideráveis de água, como por exemplo, maionese ou margarina cujo teor de umidade varia de 15-40% de umidade.


Para onde vai a água colocada no vaso?
A água é responsável por transportar, dentro do corpo dos seres vivos, várias substâncias necessárias para sua sobrevivência.



Nas plantas terrestres, a raiz tem como função absorver, do solo, a água e os sais minerais de que necessita. Da raiz, a água é transportada pelo caule até as folhas, flores e frutos. Nas folhas, a água é utilizada no processo de fotossíntese, que é fundamental para a renovação do oxigênio da terra e para a produção do alimento da planta.



A ÁGUA E OS SERES HUMANOS
Você já sabe que a água é fundamental para a vida. Todos os seres vivos dependem da água para sua sobrevivência. Como vimos, uma das funções da água é transportar, por todo o organismo, substâncias necessárias á sobrevivência, porém, ela também transporta substâncias que devem ser eliminadas pelo corpo, principalmente pela urina e suor. Além dessas funções ela também ajuda manter a temperatura do nosso corpo, o suor que sai da pele em dias muito quentes ou quando fazemos exercícios físicos ajuda o organismo a manter a temperatura sempre constante.
O corpo humano perde todos os dias cerca de 1,5 á 3 litros de água, por isso, é importante tomar água várias vezes ao dia, alguns nutricionistas e outros médicos recomendam pelo menos 8 copos grandes de água por dia.

 Preencha o quadro com as diversas funções que água exerce em nossa vida:
Em casa
Na Indústria
Na Agricultura e Pecuária
Transporte
Esporte e Lazer































A ÁGUA NA CIDADE
Desde que os humanos surgiram na Terra, eles escolheram e, geralmente ainda escolhem um lugar próximo de um rio ou de uma fonte de água para se instalar. Quase todas as grandes cidades do mundo começaram a se formar em lugares onde existia um rio próximo. A água que abastece as cidades normalmente vem de um manancial, que pode ser um rio, um lago, um açude, entre outros. Mas, para podermos usar essa água, é necessário que ela passe por um processo de tratamento. Esse processo ocorre nas estações de tratamento, onde as impurezas que possam prejudicar a saúde dos seres humanos são eliminadas, quanto mais poluído o rio ou o local de onde a água é retirada, mais difícil é tratamento.




1.        A capacitação da água dos mananciais é feita por bombas que levam a água suja até a estação de tratamento.
2.        Quando a água chega á estação de tratamento, ela está com muita sujeira. Então é colocada em tanques, onde recebe produto químico, que é o sulfato de alumínio, cuja função é aglomerar todas as partículas de sujeira que estão presentes nela.
3.        Depois da adição de sulfato de alumínio, a água chega aos tanques, onde motores a agitam em velocidade controlada para aumentar o tamanho dos flocos de sujeira.
4.         Em seguida, a água passa para os decantadores, onde os flocos maiores e mais pesados, formados na etapa anterior, vão se depositando no fundo dos tanques.
5.        Depois desse processo, a água ainda não está limpa, por isso ela precisa passar por filtros constituídos de camadas de areia e cascalho de diversos tamanhos, a fim de reter a sujeira que ainda restou.
6.        Após ser filtrada, a água recebe o cloro e o flúor. O cloro é uma substância que mata as bactérias e outros micro-organismos causadores  de doenças, e o flúor auxilia na redução de cáries dentárias.
7.        Depois de tratada, é levada aos reservatórios, onde é armazenada. De lá, é distribuída á população por meio da rede de distribuição, formada por um conjunto de tubos que passa por baixo das ruas das cidades e chega até as nossas casas.

        Depois de sair da estação de tratamento até chegar ás torneiras de nossas casas, a água pode ainda conter sujeiras que vêm da própria tubulação por onde passa ou das caixas d’agua. Essas impurezas normalmente podem ser retiradas por meio de uma purificação caseira: fervida ou filtrada.

Você já ouviu falar em aquífero?  Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.













Curiosidade:




O Brasil tem dois dos maiores aquíferos do mundo, o aquífero alter chão localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas. E o aquífero guarani,  com aproximadamente trinta milhões de metros cúbicos de água própria para o consumo. É a segunda maior reserva de água doce subterrânea do mundo com uma área de 1,1 milhão de Km². Estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. 
     Dois terços do aquífero estão sob território brasileiro, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua dimensão  norte-sul no Brasil chega a 2 mil quilômetros.     O reabastecimento do aquífero ocorre por infiltração direta do excedente das chuvas, fluxo de curso d´água ao longo da área do aquífero, infiltração indireta da água do subsolo através das rochas de basalto.
O estado do Mato Grosso do Sul é um dos oito estados da federação que tem em seu subsolo as águas desse aquífero.  Vejamos alguns dados do aquífero em relação ao nosso estado.
- Campo Grande tem 21 poços artesianos que retiram água do aquífero, o que corresponde a 22% do abastecimento da Capital.
- No município de São Gabriel do Oeste o aquífero está a uma profundidade de 30 metros e lá existem seis poços de 90 metros de profundidade. A cidade é totalmente abastecida pelas águas do aquífero.




O CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.



Você já pensou que mesmo acontecendo todo esse processo do ciclo hidrológico, e com toda abundância de água que possuímos hoje nos aquíferos a água pode acabar?

Sim, isso é verdade, atualmente diversos: jornais, livros, revistas e cientistas divulgam noticias e matérias informando que por volta do ano de 2050, muitas pessoas não terão acesso à água de qualidade. Os motivos que causam essa preocupação são inúmeros, veja a seguir o que você pode fazer para contribuir por um futuro que tenha água de qualidade e não afete tão profundo na geração dos seus filhos e netos:



1.       Não lavar calçadas, apenas varrê-las;

2. Aperte a descarga apenas o tempo necessário: A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em 6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.
3. Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário: Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.

4. Feche a torneira ao escovar os dentes: Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, se gasta 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.

5. Reduza o tempo do banho: Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.

6. Lavar a louça, só com a torneira fechada: Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água.

7. Use o balde: Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.

ð  Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro!





















0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas