Projeto sobre a água
- Tema:
Água
Titulo: “ A água nossa de cada dia”
- Duração:
Mês Março
- Justificativa: Reconhecendo
a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a
iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como:
assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema
visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de
conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da
água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte
futura.
- Objetivos
Gerais:
· Saber sobre a necessidade de se economizar
água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
5.
Mapa Conceitual:
Água
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Conhecimentos Prévios
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Sua Importância para o Ser Humano
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Necessidade de se Economizar
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Ciclo da água
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Poluição na natureza
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Cuidados necessários
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Estados físicos da água
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Como conservar e preservar
|
Existência de água no nosso corpo e nos alimentos
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- Recortes
Temáticos:
Conteúdos
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Objetivos
específicos
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Material
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Procedimento
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·
O que eu sei?
·
Importância da água e atividades.
·
Roda de poema
|
Ouvir histórias,
poesias e textos informativos relacionados ao tema.
|
·
Textos informativos
·
Poema da àgua (Kátia Silva)
|
Atividades em sala e na roda de leitura.
|
Os três estados
físicos da água e o Ciclo da àgua
|
Realizar experiências
diversas com a água nos seus três estados
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04 copos de vidro, gelo, chaleira, água, fogão.
Vídeo sobre a agua.
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Mostrarei os três estados físicos da água e as etapas para sua
transformação.
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Carta 2070
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Observar as
consequências dessa poluição no meio em que vive
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Envelope e papel para escrever a carta
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Elaborar uma carta para as próximas gerações.
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Culminância
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Elaborar cartazes para a Passeata
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Cartolina, Canetão e figuras.
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Manual e Coletivo
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- 7. Cronograma
Dia
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Atividades
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01/03/2013
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Iniciar a aula lendo
o poema da Katia Silva sobre a água. Ouvir os conhecimentos prévios que eles têm
sobre a água, registrar no caderno. Ler um texto informativo sobre a
importância da água e aplicar atividades.
Tarefa: Trazer uma pesquisa sobre a quantidade de água no corpo
humano e nos alimentos.
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07/03/2013
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Dia da Roda de Poema,
pedir á criança responsável pela semana para trazer um poema relacionado á
água.
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08/03/2013
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Realizar experiências
com os três estados físicos da água e Observação do ciclo da água
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13/03/2013
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Dia da Roda de
Noticia, pedir á criança responsável pela semana para trazer uma noticia
sobre água.
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15/03/2013
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Escrever uma carta
para a geração de 2070, netos e bisnetos sucessores, desculpando-se pelo mau
uso que um dia fez da água enquanto jovem e que em 2070 será algo em extinção
no planeta terra.
Tarefa: Trazer a conta de água para observar o consumo
diferenciado em cada residência.
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19/03/2013
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Passeio á uma estação
de tratamento de água e realizar uma entrevista com um profissional da rede
de tratamento de água.
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22/03/2013
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Elaborar cartazes
para a Passeata
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8. Avaliação:
Alunos
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Participou
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Teve Interesse
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Registrou
Como?
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Aplicou o objetivo
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Não atingiu os objetivos
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Dificuldades
Em que?
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Realizou a Entrevista
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Texto para Caderno:
A Água nos Ambientes da Terra
Muitos ambientes são bastante úmidos,
como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Nesses ecossistemas, a
diversidade de seres vivos é grande. A mata Atlântica, por exemplo, apresenta
uma vegetação bastante variada, que contém desde grandes árvores até pequenas
orquídeas e bromélias, além, de várias espécies de animais.
Outros ambientes, como Caatinga,
localizada no Sertão Nordestino, são quentes e com água. Nesses ambientes há
poucos seres vivos, e aqueles que vivem neles possuem adaptações especiais em
seu corpo. Um exemplo disso são os cactos, como essas plantas possuem folhas
transformadas em espinhos, a perda de água pela transpiração é mínima, ao
contrário do que ocorreria caso suas folhas tivessem um formato normal.
A água é tão importante que os cientistas
afirmam que a vida existente no planeta teria surgido nela. Hoje, conhecemos
muitos seres vivos que têm na água seu habitat como as algas e os peixes. Além
disso, a água é a substância encontrada em maior quantidade no corpo de todos
os seres vivos, o corpo humano é formado por 70% de água, assim se um corpo tem
50 quilos ele possui cerca de 35 quilos de água.
Observe outros exemplos:
·
Frutas, verdura e
certos vegetais aproximadamente 90% ou mais de água na porção comestível.
Ex.:
Tomates têm 94% de água, a melancia tem 98%.
·
Carnes com
teor de umidade dependerá da porcentagem de gordura presente, mas em geral
apresentam de 50-70%.
Ex.:
O corpo de uma galinha possui cerca de 70%.
·
Cereais são
os que, entre os alimentos, possuem os menores valores de conteúdo de água,
aproximadamente 10-12%.
·
Os óleos e as
gorduras contêm apenas traços, mas produtos processados com elevados teores de
gordura apresentam teores consideráveis de água, como por exemplo, maionese ou
margarina cujo teor de umidade varia de 15-40% de umidade.
Para onde vai a água colocada no vaso?
A água é responsável por transportar, dentro do corpo dos seres vivos, várias substâncias necessárias para sua sobrevivência.
|
Nas
plantas terrestres, a raiz tem como função absorver, do solo, a água e os sais
minerais de que necessita. Da raiz, a água é transportada pelo caule até as
folhas, flores e frutos. Nas folhas, a água é utilizada no processo de fotossíntese,
que é fundamental para a renovação do oxigênio da terra e para a produção do
alimento da planta.
A ÁGUA E OS SERES HUMANOS
Você
já sabe que a água é fundamental para a vida. Todos os seres vivos dependem da
água para sua sobrevivência. Como vimos, uma das funções da água é transportar,
por todo o organismo, substâncias necessárias á sobrevivência, porém, ela
também transporta substâncias que devem ser eliminadas pelo corpo,
principalmente pela urina e suor. Além dessas funções ela também ajuda manter a
temperatura do nosso corpo, o suor que sai da pele em dias muito quentes ou
quando fazemos exercícios físicos ajuda o organismo a manter a temperatura
sempre constante.
O
corpo humano perde todos os dias cerca de 1,5 á 3 litros de água, por isso, é
importante tomar água várias vezes ao dia, alguns nutricionistas e outros
médicos recomendam pelo menos 8 copos grandes de água por dia.
Preencha
o quadro com as diversas funções que água exerce em nossa vida:
Em casa
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Na Indústria
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Na
Agricultura e Pecuária
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Transporte
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Esporte
e Lazer
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A ÁGUA NA CIDADE
Desde
que os humanos surgiram na Terra, eles escolheram e, geralmente ainda escolhem
um lugar próximo de um rio ou de uma fonte de água para se instalar. Quase
todas as grandes cidades do mundo começaram a se formar em lugares onde existia
um rio próximo. A água que abastece as cidades normalmente vem de um manancial,
que pode ser um rio, um lago, um açude, entre outros. Mas, para podermos usar
essa água, é necessário que ela passe por um processo de tratamento. Esse
processo ocorre nas estações de tratamento, onde as impurezas que possam
prejudicar a saúde dos seres humanos são eliminadas, quanto mais poluído o rio
ou o local de onde a água é retirada, mais difícil é tratamento.
1.
A capacitação da
água dos mananciais é feita por bombas que levam a água suja até a estação de
tratamento.
2.
Quando a água
chega á estação de tratamento, ela está com muita sujeira. Então é colocada em
tanques, onde recebe produto químico, que é o sulfato de alumínio, cuja função
é aglomerar todas as partículas de sujeira que estão presentes nela.
3.
Depois da adição
de sulfato de alumínio, a água chega aos tanques, onde motores a agitam em
velocidade controlada para aumentar o tamanho dos flocos de sujeira.
4.
Em seguida, a água passa para os decantadores,
onde os flocos maiores e mais pesados, formados na etapa anterior, vão se
depositando no fundo dos tanques.
5.
Depois desse
processo, a água ainda não está limpa, por isso ela precisa passar por filtros
constituídos de camadas de areia e cascalho de diversos tamanhos, a fim de
reter a sujeira que ainda restou.
6.
Após ser filtrada,
a água recebe o cloro e o flúor. O cloro é uma substância que mata as bactérias
e outros micro-organismos causadores de
doenças, e o flúor auxilia na redução de cáries dentárias.
7.
Depois de tratada,
é levada aos reservatórios, onde é armazenada. De lá, é distribuída á população
por meio da rede de distribuição, formada por um conjunto de tubos que passa
por baixo das ruas das cidades e chega até as nossas casas.
Depois de sair da estação de tratamento
até chegar ás torneiras de nossas casas, a água pode ainda conter sujeiras que
vêm da própria tubulação por onde passa ou das caixas d’agua. Essas impurezas
normalmente podem ser retiradas por meio de uma purificação caseira: fervida ou
filtrada.
Você já ouviu falar em aquífero? Um aquífero é uma formação ou
grupo de formações geológicas que pode armazenar água
subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter
água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e
poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para
consumo.
|
O Brasil tem dois dos maiores
aquíferos do mundo, o aquífero alter chão localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas.
E o aquífero guarani, com aproximadamente trinta milhões de metros
cúbicos de água própria para o consumo. É a segunda maior reserva de
água doce subterrânea do mundo com uma área de 1,1 milhão de Km². Estende-se
pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Dois
terços do aquífero estão sob território brasileiro, abrangendo os estados de
Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Santa
Catarina e Rio Grande do Sul. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2
mil quilômetros. O reabastecimento do aquífero ocorre
por infiltração direta do excedente das chuvas, fluxo de curso d´água ao longo
da área do aquífero, infiltração indireta da água do subsolo através das rochas
de basalto.
O estado do Mato Grosso do
Sul é um dos oito estados da federação que tem em seu subsolo as águas desse
aquífero. Vejamos alguns dados do aquífero em relação ao nosso estado.
- Campo Grande tem 21 poços
artesianos que retiram água do aquífero, o que corresponde a 22% do
abastecimento da Capital.
- No município de São Gabriel
do Oeste o aquífero está a uma profundidade de 30 metros e lá existem seis
poços de 90 metros de profundidade. A cidade é totalmente abastecida
pelas águas do aquífero.
O CICLO DA ÁGUA
O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é
responsável pela renovação da água no planeta. A água é fator decisivo para o
surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
Você já pensou que mesmo acontecendo todo esse
processo do ciclo hidrológico, e com toda abundância de água que possuímos hoje
nos aquíferos a água pode acabar?
Sim, isso é verdade, atualmente diversos: jornais,
livros, revistas e cientistas divulgam noticias e matérias informando que por
volta do ano de 2050, muitas pessoas não terão acesso à água de qualidade. Os
motivos que causam essa preocupação são inúmeros, veja a seguir o que você pode
fazer para contribuir por um futuro que tenha água de qualidade e não afete tão
profundo na geração dos seus filhos e netos:
1. Não lavar calçadas, apenas varrê-las;
2. Aperte a descarga apenas o
tempo necessário: A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em
6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.
3. Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário: Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.
4. Feche a torneira ao escovar os dentes: Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, se gasta 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.
5. Reduza o tempo do banho: Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.
6. Lavar a louça, só com a torneira fechada: Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água.
7. Use o balde: Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.
3. Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário: Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.
4. Feche a torneira ao escovar os dentes: Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, se gasta 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.
5. Reduza o tempo do banho: Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.
6. Lavar a louça, só com a torneira fechada: Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água.
7. Use o balde: Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.
ð Estas
medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade
de dinheiro!
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