.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

quarta-feira, 20 de março de 2013

Atividades com mapas dos continentes e do Brasil



1.      Observe o Mapa Mundo e faça o que se pede:
a)      Escreva o nome dos oceanos e pinte-os de azul; (1,0)
b)      Pinte cada Continente de uma cor e preencha a legenda; (1,5)
c)      Identifique com uma linha amarela e escreva o nome do Trópico de capricórnio; (0,5)
d)     Identifique com uma linha vermelha e escreva o Trópico de Câncer; (0,5)
e)      Identifique com uma linha preta e escreva a Linha do Equador; (0,5)



Legenda dos Continentes:

América

África

Ásia

Europa

Oceania

Antártica

2.      Após observar o mapa acima responda: (1,0)
a)      Que continente não tem terras no hemisfério norte? __________________________________
b)      Que continente está totalmente localizado no hemisfério oeste? ________________________

3.      Complete o mapa politico do Brasil da seguinte forma:
a)      Nomeie os estados brasileiros com a sigla de cada estado; (2,0)


b)      Pinte as regiões com cores diferentes e depois complete a legenda; (1,5)
c)      Seguindo a legenda, nomeie as regiões brasileiras com os estados que fazem parte deles; (1,5)

Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul














































Tenho um livro sobre águas e meninos, gostei mais de um menino que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água, o mesmo que criar peixes no bolso.
(Manoel de Barros- Menino da Peneira)


As Grandes Navegações * Atividades


 As Grandes Navegações
1.      Por quais produtos da Índia os europeus estavam interessados há mais de 510 anos? Por quê?

2.      Qual o significado do Tratado de Tordesilhas?

3.      Quais são as viagens que fazem parte das grandes navegações?

4.      Qual o destino final da frota de Cristóvão Colombo?

5.      Qual o destino a frota de Bartolomeu Dias chegou?

6.      Onde chegou a frota de Vasco da Gama?

7.      O que a Frota de Pedro Álvares Cabral descobriu?

8.      Antes dos portugueses chegarem ao Brasil, qual povo indígena já morava aqui?
(   ) Pataxós      (   ) Guaranis   (   ) Tupã     (   ) Tupinikim         (    ) Kuarup

9.      Qual nome os portugueses deram ao lugar onde eles encostaram as caravelas?

10.  Qual nome os portugueses deram ao primeiro Monte que eles enxergaram?

11.  O que aconteceu com os povos indígenas ao chegar os portugueses, o que mudou na vida deles?

12.  Para que era usado o urucum e o jenipapo na cultura indígena?

13.  Cite 5 alimentos que ficaram de herança para nós, que fazem parte da cultura indígena:
14.  Que dia foi descoberto o Brasil pelos portugueses?
15.  Quem era Pero Vaz de Caminha na frota de Cabral?
16.  Como era a parte interna das habitações indígenas?

17.  Como os indígenas se aqueciam?

18.  O que são especiarias? Cite alguns exemplos:

19.  Porque os portugueses e os espanhóis queriam chegar á Índia?

20.  Como a caravela facilitou a navegação nos mares?

21.  Quais eram os principais perigos que os portugueses enfrentavam? Eles eram reais ou imaginários?

22.  Se a Terra fosse plana, o que seria diferente?

23.  Qual o nome do país que ficou com as terras ao leste da linha dos Tordesilhas?
                  (   ) Portugal          (   ) Espanha         (   ) Índia


24.  Qual o nome do país que ficou com as terras ao oeste da linha dos Tordesilhas?
           (   ) Portugal          (   ) Espanha         (   ) Índia
25.  Em quantas etapas as viagens marítimas foram divididas?
26.  O que fazem os arqueólogos?

27.  Como os índios viviam na época da descoberta do Brasil e como vivem hoje?

28.  O que são sítios arqueológicos e qual são a sua importância em preservá-los?
29.  Que técnica inovadora modificou a rotina dos povos da região de Santarém? Cite as consequências:

30.  Cite três causas que provocaram a morte de uma grande população indígena na época dos portugueses.

Atividades para o Dia da Água


Leia o Livro a Última Gota




Interpretando o Texto


1.      Quem era Mestre Li? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que Kika aprendeu na aula que a deixou tão assustada? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Qual é o nome da história que Mestre Li recomendou que à menina que lesse? (1,0)
____________________________________________________________________________________

  • Do que trata a história?
____________________________________________________________________________________

4.      Na história que Kika leu, qual era o motivo do confronto entre os dois exércitos? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.      Quais são as utilidades da água mencionadas no texto? (2,0)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • E o que pode acontecer na falta dela?
______________________________________________________________________________________



6.      Marque com um X a afirmativa correta:  (1,0)
  • Quem era chuvisca?
(   ) a última nuvem do universo.
(   ) a última gota de água.
(   ) uma menina que lutava contra a falta de água.

  • Qual o motivo pelo qual todos queriam a última gota de água:
(   ) Os dois exércitos procuravam pela última gota de água para disputar sua posse.
(   ) Para continuar vivendo, além de ser útil para cozinhar alimentos, limpar e tomar banho.
(   ) Para cloná-la, multiplica-la, para que voltasse a encher reservatórios e açudes.

7.      De acordo com o texto, o mau uso da água pelo ser humano tinha esvaziado os reservatórios e açudes.
Na sua opinião, o que é o mau uso da água? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.      Complete as frases com o antônimo das palavras destacadas: (1,0)
a)      A menina tinha um velho livro de histórias e não precisava de um __________________.
b)      Os reservatórios estavam cheios de água, agora estão __________________ .

9.      Que dia nós comemoramos como Dia Mundial da Água? (0,5)
________________________________________________________________________________

10.  Ilustre a história que foi lida sobre a água: (05)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Atividades com Dígrafos



O dígrafo é o grupo de duas letras que representa um único fonema. São dígrafos da língua portuguesa: lh, nh, ch, rr, ss, qu (seguidos de e ou i), gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc e xs.
Os encontros gu e qu se forem usados com trema ou acento, não serão dígrafos, uma vez que o u será pronunciado.
Além desses, existem também os dígrafos vocálicos formados pelas vogais nasais: am, an,em, en, im, in, om, on, um e un.

DIGRAFOS CONSONANTAIS
Agora vamos Praticar:

  1. Separe as sílabas abaixo e depois enumere a quantidade de sílabas e classifique em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
Palavra
Separe
Enumere
Classifique
a.       Toalha



b.      Chave



c.       Minhoca



d.      Querida



e.       Mangueira



f.       Cresço



g.      Exceção



h.      Nascer



i.        Saquinho



j.        Pessoas




  1. Pinte de amarelo na atividade numero 01 os dígrafos das palavras separadas em sílabas;

  1. De acordo com a separação silábica, escreva os dígrafos que:
a)      Separam-se: ________________________________________________________________
b)      Não se separam: ____________________________________________________________

  1. Será que o qu e o gu são sempre dígrafos? Pronuncie as palavras de cada grupo com atenção.
Leia os grupos de palavras abaixo, depois responda:

Grupo A: régua, aquoso, guardado e quarto
Grupo B: guitarra, esquerdo, zagueiro, esquisito

a)      Em qual dos grupos de palavras a letra u é pronunciada? __________________________________
b)      Que letras vem após o qu e gu no grupo A? ____________________________________________
c)      Que letras vem após o qu e o gu no grupo B? ___________________________________________

“Os pares de letras qu e gu são considerados dígrafos somente quando vem seguidos das vogais e e i

  1. Complete as palavras com os dígrafos que faltam:
a._____ocolate                  b. ni_____o            c. joe____o              d. trave____ura            e. ca_____o
f.____eimada                    g. de____o              h. caran____ejo       i. pi____ina                  f. e_____eto

  1. Complete as palavras a seguir com ss ou ç, você pode usar o dicionário para escrevê-las corretamente:
Va_____oura              pa_______ado              a_____úcar              destro_____os              tra______a
Carro____a                 a_____ustar                  li____ão                   a_____inatura              caro____o
Trave____ão              almo____o                    pa____eio                palha___ada                  ma_____a

  1. Complete as frases a seguir com as opções indicadas:

a)      No sítio do avô de Maike, existe um ____________. [ posso / poço]
b)      Eu __________ usar seu lápis por um instante? [ posso / poço]
c)      Talvez eu _____________ ir a sua casa hoje á noite. [ possa / poça]
d)     O carro passou na ____________ d’água. [ possa / poça]
e)      Aqueles deputados tiveram seus mandatos _______________________. [caçados / cassados]
f)       Os animais selvagens não devem ser _______________ por diversão ou comercio. [caçados / cassados]
g)      A rua ficou __________________ depois da forte chuva que caiu hoje. [ empossada / empoçada]
h)      A diretora vai ser ___________________ na próxima semana. [ empossada / empoçada]

  1. Observe o exemplo e forme novas palavras:
navegar = navegação

Acentuar

Sinalizar

Informar

Fiscalizar

Ampliar

Orar

Promover

Salvar

Classificar

Fabricar

Negar

Apelar

Aceitar

Modernizar

Condecorar

Manifestar


  1. Complete a Cruzadinha com os dígrafos, resolva primeiro o advinha:
“Em todas as coisas que for realizar na sua vida, Esforce-se e dê o seu Melhor, em Tudo!
Na escola não é diferente, você está apenas iniciando um ciclo de transformações e mais descobrimentos.
Vamos juntos realizar o Melhor em 2013”
 Bjux, Prô Paola

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas