.

.

Páginas

Seja bem Vindo!

glitters

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Caderno de Planejamento Personalizado

Oi Meninas e Meninos, esse é meu Caderno de PL personalizado, é o primeiro que eu faço e estou muito alegre, olha minha carinha, rsss...

Obrigada Deus!!!

A capa feita com EVA




Ele tem um plástico e é todo encadernado

Eu escolhi a cor amarela, mais temos várias cores...

Local para anotar os Dados Pessoais

Uma Mensagem sobre a importância de SER PROFESSOR...

Calendário anual 2012

Datas comemorativas, as mais importantes para nossa Profissão =)

Local para anotar nosso Horário escolar de sua turminha

Enfim um lugar especial para se fazer nosso Planejamento, feito com muito amor...

Eu dinovo muito ALEGRE... ;- )

Aguarde que amanhã eu lanço um Sorteio para você ganhar um lindo caderno parecido como o meu...

Bjux...






Oficinas no Clube Colônia de Férias de CG/MS

Logo que entrei de férias da Escola fui convidada para ministrar 5 oficinas no Clube de Colônia de férias daqui da minha cidade, foi um grande prazer trabalhar com Artes que amo de Paixão, mesmo sendo uma Pedagoga, a Experiência foi Maravilhosa!!!

Atividade de Dinâmica

Ganhadores da Gincana do Soletrando

Ganhadores da Gincana do Soletrando

Trabalhando com argila branca

Trabalhando com argila branca

Trabalhando com argila branca

Pintando com tinta guache...

Pintando com tinta guache...

Pintando com tinta guache...

Fazendo dobraduras dos animais da Arca de Nóe

Fazendo dobraduras dos animais da Arca de Nóe


Fazendo dobraduras dos animais da Arca de Nóe

Fazendo dobraduras dos animais da Arca de Nóe

Atividade de Dinâmica

Atividade de Dinâmica


Segue abaixo a Programação que elaborei:

Cronograma para Oficinas de Crianças


Data
Horário
Atividade
26/12/2011
14h
História "Arca de Noé” + Dedoches dos animais
27/12/2011
14h
Brincadeira Soletrando
28/12/2011
8h
História "Arca de Noé” + Dobraduras
30/12/2011
8h
Dinâmicas e Brincadeiras
1/1/2012
14h
Artesanal com Argila




Plano de Aula

Dia: 26/12/2011

Horário:
14h
Atividade: História com confecção de dedoches
Tema: História da Arca de Noé
Objetivo: Explicar as crianças a importância dos animais e conservação de nosso planeta.
Desenvolvimento: Irei contar a história da Arca de Noé e as crianças irão pintar os dedoches com lápis de cor e o desenho da Arca de Noé com tinta guache e/ou giz de cera.
Recursos: Cópias dos modelos de dedoches, tesouras, cola e lápis de cor e/ou giz de cera.
Cópias de desenhos da Arca de Noé.
Mesas e Cadeiras

Dia: 27/12/2011

Horário:
14h
Atividade: Brincadeira Soletrando
Tema: Soletrar é Cultura!
Objetivo: Despertar o interesse por palavras e seus significados, abrangendo sua cultura e despertar a motivação pelos estudos.
Desenvolvimento: Estaremos num jogo interativo que envolverá o raciocínio lógico da criança onde cada um joga individualmente concorrendo a premiação com medalhas e prêmios. Este deverá pronunciar palavras de nossa cultura corretamente, a criança que acertar todas as palavras é o vencedor.
Recursos: Jogo do Soletrando, medalhas e prêmios.
* 3 Jurados, mesas e cadeiras.

Dia: 28/12/2011

Horário:
8h
Atividade: Continuação da História Arca de Noé com dobraduras
Tema: História da Arca de Noé
Objetivo: Estimular a coordenação motora e visual da criança.
Desenvolvimento: A criança irá cortar, dobrar e colar figuras de alguns animais que estavam na Arca de Noé.
Recursos: Papel de seda, Papel Sulfite, tesoura, cola e lápis de cor.

Dia: 30/12/2011

Horário:
8h
Atividade: Dinâmicas e Brincadeiras Interativas.
Tema: Medo de Desafios, Estatua, Morto e Vivo e Seu Mestre Mandou.
Objetivo: Estatua, Morto e Vivo e Seu Mestre Mandou – Interter e despertar as crianças;
Medo de Desafios: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

Desenvolvimento: Dinâmica – Medo de Desafios
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja… ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa… é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem… Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Recursos: Caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).

Dia: 01/01/2012

Horário:
14h
Atividade: Artesanal com Argila
Tema: “A História dos Pingos – Vamos nos conhecer”
Objetivo: Despertar a criação da criança e estimular a coordenação motora e visual.
A História dos Pingos conta como é cada um desses personagens. O leitor vai descobrir qual Pingo se parece mais com ele. É um texto para todas as idades. Todos queremos conhecer melhor as pessoas que vivem ao nosso redor.
Desenvolvimento: Após contar a História dos Pingos, cada criança irá fazer o Pingo com o qual mais se identificou na História e Pintar com tinta guache.
Recursos: Argila Branca e tinta guache.





Regrinhas de Sala de Aula II

Meninas sabemos que nossos pequenos precisam de amor e carinho e muita, muita, muita dedicação de nós Professoras...
Porém também é verdade que deve haver combinados para estreitar seus limites em sala de aula e toda escola para um desempenho maior e melhor para ambos os lados...

Por isso posto mais regrinhas de sala de aula (Obs: eu tirei da net e não conheço os criadores das regrinhas):









Meninas esse sorteio é do blog da Val Araujo Design, Participem vale a pena!!!


SORTEIO RUMO AOS 500 SEGUIDORES:


Finalmente mais um sorteio aqui no blog hein...e desta vez é um mega sorteio!
Estou louca para atingir os 500 seguidores, falta um "cadinho" mas a gente chega lá!


Serão 3 sorteados(as), e os prêmios serão:

1º prêmio
1 template personalizado completo! 
Contendo:
  •  2 colunas
  • Arte visual
  • Favicon
  • Assinatura
  • Data personalizada
  • Gadgets personalizados
  • Menu lista de páginas ou mapeado
  • Caixinha link personalizada
  • Botão 'Voltar ao topo' personalizado
  • Balão de número de comentários ao lado do titulo da postagem
  • Menu de redes sociais
  • Imagem Perfil personalizada


2º prêmio
1 layout personalizado contendo:
  • Banner ( nome do blog ) 
  • Titulo do gadget personalizado
  • Fundo
  • Imagem perfil
  • Ícones de redes sociais junto da foto perfil
  • Postagens relacionadas abaixo das postagens
  • Favicon
  • Link-me ( serrá o banner reduzido ) 
  • Assinatura personalizada


3º prêmio
 1 kit elo7 personalizado contendo:

  • Banner 
  • Fachada 
  • Imagem para perfil da loja(logo) 
  • Até 6 capas para álbuns



PARA PARTICIPAR SIGA AS REGRAS OBRIGATÓRIAS: 

  1. Ser seguidor(a) do blog Val Araujo design. 
  2. Fazer uma postagem no seu blog divulgando o sorteio
  3. Após seguir as regras acima preencha o formulário abaixo


 CHANCES EXTRAS 

1ª CHANCE EXTRA: Se você tem mais de um blog poderá postar em todos. A  cada postagem nova em blogs diferentes  você terá direito a preencher o formulário mais uma vez com o novo link.
Mas ATENÇÃO! Na primeira inscrição é obrigatória a divulgação, ou seja, você se inscreve a primeira vez com um link de divulgação, as novas divulgações é que valem para chance extra.
  
2ª CHANCE EXTRA: Seguir o twitter do Val Araujo design@ValAraujodesign
3ª CHANCE EXTRA: Curtir a página do Val Araujo design no facebookVal Araujo design
4ª CHANCE EXTRA: Colocar o banner do sorteio na barra lateral do seu blog.

5ª CHANCE EXTRA: Compartilhar o link do sorteio no facebook

5ª CHANCE EXTRA: Compartilhar o link do sorteio no twitter

A cada chance extra seguida você preenche o formulário novamente. 

Mini Formandinha em EVA com MOLDE

Há alguns meses eu comprei essa apostila, pois não sabia fazer a formandinha e nossa Formatura da Escola já estava se aproximando da data, e desenvolvi em tamanho maior... 
Confira a gracinha que ficou, Não deixe de comentar, Bjux =) Páh





Fiz para lembrancinha de mesa...


Personalizadas, rssss

 Ou quase 100% personalizada...


Sou nova na coisa 3D, kkkk


Eu chego Lá...


Mais eu amei minha Obra,rss

Ai que amor!


Adorei fazer também, hiper fácil e rápido...

Eu ainda fico craque...

Nos Formandinhos 3D

Aproveite o molde e faça você também...


Trabalhando a Leitura e a Escrita - Criação de Jogos

TRABALHANDO A LEITURA E A ESCRITA
Plano de Melhoramento

PROCESSO:
ACERTE NA ESCRITA

META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar tabuleiro e fichas com várias palavras em papel sulfite ou cartolina.
2- Preparar marcadores em cores diferentes.
3- Explicar os procedimentos aos alunos.
4- Dividir a turma em grupos.
5- Entregar o material para cada grupo.
6- Cada jogador do grupo deverá posicionar seu marcador de acordo com a cor correspondente.
7- Pedir aos alunos que retire uma ficha e permaneça com ela voltada para baixo.
8- Em cada rodada, um dos jogadores deverá ler a palavra de sua ficha.
9- Os demais jogadores deverão fazer o registro no caderno da palavra lida.
10- Apresentar a ficha com a palavra para que os colegas façam a correção.
11- O aluno que acertar, andará uma casa no tabuleiro.
12- Vencerá que chegar ao final da trilha primeiro.
13- Trabalhar: ditado, produção de texto, etc.

PROCESSO: TRILHA DO S OU Z

META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Preparar trilha com palavras com “S” ou “Z”.
2- Explicar os procedimentos aos alunos.
3- Dividir a turma em grupos.
4- Pedir a um aluno que lance o dado e avance o número de casas indicadas;
5- Escolher a letra que complete corretamente a palavra;
6- Usar o dicionário para confere as respostas;
7- Passar a vez para o próximo jogador se acertar a palavra, mas não perderá
a vez na próxima rodada. Se errar, passa a vez e não joga na próxima
rodada;
8- Lançar o dado novamente caso a casa já tenha sido sorteada;
9- Vencerá quem chegar ao final da trilha primeiro;
10- Registrar as palavras no caderno para fixação ;
11- Trabalhar: ditados, frases, textos, classificação, tonicidade.

PROCESSO: ALFABETO CORPORAL

META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO

PASSOS:
1- Confeccionar um tapete de forma circular contendo as letras do alfabeto;
2- Iniciar o processo com tres crianças começando o percurso juntas.
3- Percorrer todas as letras contornando uma a uma, quando os tres
tiverem acabado o percurso, saem mais tres, e assim por diante, até que
todos os alunos façam esse percurso.;
4- Orientar as crianças de formas diferentes
5- Contornar as vogais pulando num pé só;
6- Andar sobre as letras e terntar identificar a 1ª letra do nome. Quando
reconhecer agachar e contar até 10;
7- Pular com os pés juntos de letra em letra até o final do alfabeto;
8- Caminhar sobre as letras falando a que souberem;
9- Caminhar sobre o alfabeto e falar palavras que comece ou termine com
aquela letra;
10- Diversificar as ações.


PROCESSO:
CALCULANDO COM OS DADOS

META PRIORIZADA: CÁLCULO
PASSOS:
1- Confeccionar 3 dados sendo 2 com números de a à 5 e outro com os sinais
da adição e subtração;
2- Explicar o processo aos alunos;
3- Pedir a um aluno que lance os dados, um de cada vez;
4- Observar que sinal apareceu;
5- Calcular a operação indicada;
6- Escrever a operação no quadro e resolver mentalmente;
7- Avaliar o processo com o positivo/delta

PROCESSO:
BRINCANDO COM A IMAGEM

META PRIORIZADA: LEITURA E ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar cartazes com diferentes temas, contendo o maior número de
palavras possíveis;
2- Confeccionar roleta com o alfabeto;
3- Dividir os alunos em equipe;
4- Pedir a um dos participantes que gire a roleta;
5- Orientar que terão um minuto para visualizarem as palavras do cartaz;
6- Virar o cartaz quanso o tempo esgotar;
7- Solicitar aos alunos que escrevam o maior número de palavras que
lembrarem do cartaz e que comecem com a letra sorteada;
8- Pontuar cada palavra escrita com 10 pontos, caso seja repetida valerá 5
pontos;
9- Divulgar como vencedora a equipe que fizer o maio número de pontos;
10- Trabalhar com as palavras: escrita de frases, textos, etc.

PROCESSO:
ÀLBUM DE LEITURA

META PRIORIZADA: Leitura e Escrita
PASSOS:
1- Explicar o processo aos alunos;
2- Selecionar livros ou textos para serem utilizados;
3- Pedir aos alunos que escolham um livro para lerem em casa;
4- Pedir ao aluno que faça o reconto da história no dia seguinte;
5- Solicitar que após o renconto faça um pequeno texto e poderá ilustrá-lo;
6- O professor irá avaliar o desempenho dos alunos;
7- Entregar adesivos para serem afixados no álbum conforme critérios
estabelecidos;
8- Premiar com um presente ao final do mês o aluno que obtiver o maior
número de adesivos em seu álbum.


PROCESSO:
LAÇANDO OS FATOS

META PRIORIZADA: Cálculo e Interação
PASSOS:
1- Confeccionar material ( garrafas pet com operações);
2- Explicar o processo aos alunos;
3- Organizar os alunos em grupos de 4;
4- Cada aluno deverá comprar 4 fichas, sendo que cada ficha dará direito a
duas argolas;
5- Cada jogador deverá jogar a argola nas garrafas e fazer os calculos
indicados.
6- Marcar dois pontos para cada fato acertado;
7- Adicionar os pontos ao lançar todas as argolas;
8- Declarar como vencedor a equipe que obtiver o maior número de pontos;
9- Avaliar no consensograma.

PROCESSO:
QUAL É A PRÓXIMA CENA?

META PRIORIZADA: Leitura e Expressão Oral
PASSOS:
1- Selecionar gravuras para serem usadas nos textos;
2- Criar pequenas histórias usando as gravuras selecionadas;
3- Escolher uma cor para a montagem de cada história;
4- Confeccionar seis fichas para cada história;
5- Digitar e imprimir textos;
6- Montar a história (cada cena em uma ficha seguindo a seqüência, tempo,
personagem, fato ocorrido, local em que se passa a trama, conflito e
desfecho);
7- Providenciar um pacote para guardar as fichas;;
8- Executar o processo nas aulas de leitura;
9- Explicar o processo aos alunos;
10- Pedir aos alunos que escolham uma cor;
11- Após a escolha os alunos deverão montar a história e em seguida fazer a
leitura oral;
12- Avaliar no +/��.

PROCESSO:
MARCANDO OS DIAS

META PRIORIZADA: Leitura e Expressão Oral
PASSOS:
1- Confeccionar calendário em forma de prisma;
2- Confeccionar fichas contendo números de 0 à 9;
3- Usar cores diferentes para cada número;
4- Confeccionar fichas com os dias da semana, meses e ano em inglês e
português;
5- Apresentar e explicar os procedimentos aos alunos;
6- Expor na sala e pedir que um aluno monte o calendário;
7- Explorar os conteúdos estudados oralmente e escritos semanalmente;
8- Avaliar a atividade utilizando o + /�� e o consensograma.
PROCESSO:
AVENTAL DO SABER

META PRIORIZADA: Leitura, Escrita e Cálculo
PASSOS:
1- Confeccionar dois aventais de cores diferentes contendo tres bolsos com as
identificações: correto, incorreto e perguntas;
2- Dividir a turma em duas equipes, identificadas pela cor do avental;
3- Escolher uma criança de cada equipe para vestir o avental com as
perguntas sobre o conteúdo que será estudado;
4- Decidir quem começará atravé do par ou ímpar;
5- Escolher um aluno para retirar uma pergunta e responder;
6- Guardar a pergunta no bolso correspondente;
7- Trocar as crianças a cada pegunta respondida;
8- Terminar a brincadeira quando não houver mais perguntas;
9- Verificar pontuação de cada equipe;
10- Fazer a correção das perguntas respondidas incorretamente, esclarendo
todas as dúvidas;

PROCESSO:
O VALOR DO SER HUMANO

META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO
PASSOS:
1- Espalhar pela sala recortes de revistas ou jornais com comerciais de
brinquedos, roupas, computadores, jogos eletronicos e outros produtos que
fascinam as crianças e recortes de figuras de pessoas em situações
precárias;
2- Pedir que circulem pela sala e escolham aquele que mais lhe chamou a
atenção e observem bem o recorte escolhido;
3- Induzir um diálogo fazendo questionamentos como: Qual o valor que a
figura transmite. Se traz felicidade duradoura ou momentânea;
4- Falar sobre a importância dos valores da vida;
5- Montar um painel com um baú, cada aluno escreverá um valor e irá colar
dentro do baú dos valores;
6- Expor o bau na escola;
7- Montar junto com os alunos, sugestões de atitudes que devemos praticar
no nosso dia-a-dia, para uma convivência melhor;
8- Ler e interpretar o texto: Sou a mais importante;
9- Apresentar o texto em forma de teatro para toda a escola.


PROCESSO:
ESPELHO MÁGICO

META PRIORIZADA: INTERAÇÃO
PASSOS:
1- Confeccionar espelhos com várias expressões faciais;
2- Expor os espelhos para todos possam ver e identificar as expressões;
3- Pedir aos alunos que escolham o espelho que mais está demonstrando o
que ele está sentindo naquele dia;
4- Registrar o dia e o espelho (nome da expressão) que ele escolheu naquele
dia;
5- Montar gráfico com os resultados;
6- Expor e analisar os gráficos com os alunos;
7- Comparar gráficos com turmas similares.


PROCESSO:
ENCAIXE E ACHE

META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar cartelas em forma de cruzadinha com palavras estudadas;
2- Reproduzir as letras que formam as palavas e recortá-las;
3- Explicar o processo aos alunos;
4- Dividir a turma em grupos;
5- Distribuir cartelas e letras para cada grupo;
6- Encaixar as letras formando palavras na cartela;
7- Distribuir cópia das cartelas para serem coloridas e coladas no caderno;
8- Trabalhar: cores, números, adjetivos, etc.


PROCESSO:
ALFABETO CORPORAL

META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO
PASSOS:
11- Confeccionar um tapete de forma circular contendo as letras do alfabeto;
12- Iniciar o processo com três crianças começando o percurso juntas.
13- Percorrer todas as letras contornando uma a uma, quando os três tiverem acabado o percurso, sai mais três, e assim por diante, até que todos os alunos façam esse percurso;
14- Orientar as crianças de formas diferentes;
15- Contornar as vogais pulando num pé só;
16- Andar sobre as letras e tentar identificar a 1ª letra do nome. Quando reconhecer agachar e contar até 10;
17- Pular com os pés juntos de letra em letra até o final do alfabeto;
18- Caminhar sobre as letras falando a que souberem;
19- Caminhar sobre o alfabeto e falar palavras que comece ou termine com aquela letra;
20- Diversificar as ações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Este é um Blog voltado para área da Educação e plantando a sementinha de Jesus!
Foi criado para compartilhar experiências e pesquisas na área da educação e da Religião! Fique à vontade para criticar, sugerir e participar relatando sua prática, quero que se torne seguidor(a) e não deixe de comentar nos post ou deixar um recadinho ali ao lado .

Obrigada por sua visita, Volte Sempre!
Um abraço!
Paola Massa

Promessas Biblícas